Emprego do sistema de lodo ativado para tratamento de efluentes da indústria de conserva de cogumelos

Autores

  • Diego Macedo Veneu Universidade Severino Sombra
  • Bruna Camargo Rocha Universidade Severino Sombra
  • Cristiane Ribeiro Mauad Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Jonas dos Santos Pacheco Universidade Severino Sombra
  • Cristiani Hertel Universidade Severino Sombra

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v18i1.12178

Palavras-chave:

Tratamento de efluentes. Lodos ativados. Indústria de conserva.

Resumo

Neste trabalho foi avaliado o tratamento de um efluente de conserva de cogumelos através do processo de lodos ativados em sistema contínuo. Foram avaliadas as variáveis respostas DQO, turbidez e pH, além do monitoramento da concentração de SST no reator. Nos primeiros 12 dias de operação houve uma forte variação de DQO no efluente final obtendo remoções < 90%, após este período, as remoções aumentaram, atingindo remoções > 97%. Os valores obtidos de SST no reator aproximam-se mais da variante lodos ativados convencional apresentando do 6º dia ao 24º dia de operação, os valores na faixa de 2198 a 3620 mg L-1. Os percentuais de remoção de turbidez praticamente mantiveram-se na faixa de 50 a 82%. Os valores de pH inicial (entrada no reator) no início do processo de lodos ativados variaram entre os valores de 2,9 a 5,2. Já os valores de pH final, ou seja, na saída do decantador secundário mantiveram-se na faixa de 6,8 a 8,0, muito próximo da faixa recomendada de operação.

Biografia do Autor

Diego Macedo Veneu, Universidade Severino Sombra

Atua no desenvolvimento de projetos, consultorias e pesquisas na área de Tratamento de Água, Tratamento de Esgoto, Tratamento de Efluentes Industriais, Gerenciamento de Resíduos Urbanos e Reaproveitamento de Resíduos Industriais. Ministra aulas para os cursos de Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia Química e no Mestrado Profissional em Ciências Ambientais.

Bruna Camargo Rocha, Universidade Severino Sombra

Engenheira Ambiental e Sanitarista

Cristiane Ribeiro Mauad, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Possui experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica e Química Ambiental. Trabalha na determinação de contaminantes petrogênicos e pirolíticos (HPAs, NHPAs, n-alcanos, Black Carbon) em ambientes costeiros e estuarinos, em matrizes de sedimento, água e material particulado em suspensão (MPS).

Jonas dos Santos Pacheco, Universidade Severino Sombra

Mestre em Ciências Ambientais. Ministra aulas nos cursos de Engenharia Civil, Ambiental e Sanitária e Elétrica.

Cristiani Hertel, Universidade Severino Sombra

Química Industrial. Atua na área de química, com ênfase no desenvolvimento, otimização e validação de metodologias analíticas para matrizes diversas e no gerenciamento de projetos na área ambiental.

Downloads

Publicado

2018-04-05

Como Citar

Veneu, D. M., Rocha, B. C., Mauad, C. R., Pacheco, J. dos S., & Hertel, C. (2018). Emprego do sistema de lodo ativado para tratamento de efluentes da indústria de conserva de cogumelos. Holos Environment, 18(1), 59–67. https://doi.org/10.14295/holos.v18i1.12178

Edição

Seção

Artigos