DISTRIBUIÇÃO, MORFOLOGIA E HISTOQUÍMICA DO SISTEMA SECRETOR EM RAÍZES DE PROTIUM HEPTAPHYLLUM (AUBL.) MARCHAND (BURSERACEAE)

Autores

  • Fernanda Helena Palermo Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP
  • Juan de Nicolai Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP
  • Diana Pacheco Seixas Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP
  • Stefany Cristina de Melo Silva Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP
  • Tatiane Maria Rodrigues Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Resumo

Protium heptaphyllum (Aubl.) Marchand (Burseraceae) é conhecida por sua abundante produção de resina com importância ecológica, industrial e farmacêutica. Apesar disso, informações sobre os sítios secretores de resina nessa espécie são escassas e restritas ao eixo aéreo. O objetivo deste estudo foi analisar a distribuição, morfologia e histoquímica do sistema secretor nas raízes de P. heptaphyllum. Amostras de raízes foram processadas segundo técnicas usuais em anatomia e histoquímica vegetal. Idioblastos e canais secretores foram observados na região externa do floema. Os canais secretores apresentaram-se constituídos por um epitélio unisseriado e lume amplo. Os testes histoquímicos detectaram lipídios totais, resinas e polissacarídeos em idioblastos e canais secretores; compostos fenólicos foram marcados apenas nos idioblastos. Nossos resultados indicam a natureza mista da secreção em P. heptaphyllum e sugerem o envolvimento dos idioblastos complementando o papel dos canais secretores na interação da planta com o meio ambiente. 

Downloads

Publicado

2017-08-30

Como Citar

Helena Palermo, F., de Nicolai, J., Pacheco Seixas, D., Cristina de Melo Silva, S., & Maria Rodrigues, T. (2017). DISTRIBUIÇÃO, MORFOLOGIA E HISTOQUÍMICA DO SISTEMA SECRETOR EM RAÍZES DE PROTIUM HEPTAPHYLLUM (AUBL.) MARCHAND (BURSERACEAE). Holos Environment, 17(1). Recuperado de https://cea-unesp.org.br/holos/article/view/12241

Edição

Seção

SIMPÓSIO DE BIOLOGIA VEGETAL 2017