Estudo de percepções e avaliações do consumo de água em escolas públicas do Recife
DOI:
https://doi.org/10.14295/holos.v19i1.12277Palavras-chave:
Conservação de água. Escolas públicas. Índice de percepção. Uso racional.Resumo
Com a crescente expansão populacional, a demanda hídrica vem sendo intensificada nos centros urbanos, comprometendo os mananciais responsáveis pelo abastecimento das cidades, cujo comportamento dos usuários apresenta-se diretamente ligado ao consumo e desperdício dos recursos hídricos. Nesse contexto, as tipologias de edificação escolares, geralmente, podem ser enquadradas como grandes desperdiçadoras de água. Desperta-se a importância de incentivar políticas de conservação da água. O presente estudo tem como objetivo avaliar as principais atividades consumidoras de água em duas escolas públicas e identificar o desperdício por ambiente, de acordo com a percepção dos usuários para o uso racional desse insumo. A metodologia consistiu na aplicação de questionários de avaliação e formulários de observação, para determinação do índice de percepção dos usuários (IU) quanto ao uso racional da água de duas escolas públicas estaduais. Os resultados obtidos indicam que, apenas 64,11% e 64,49% das atividades consumidoras de água são realizadas de maneira racional, sendo que algumas medidas, como a educação ambiental e a manutenção preventiva de equipamentos hidrossanitários, são propostas com a intenção de promover a otimização do uso da água nos ambientes escolares.Downloads
Publicado
2019-06-16
Como Citar
Moraes, J. F. S. de, Nunes, L. G. C. F., & Silva, S. R. da. (2019). Estudo de percepções e avaliações do consumo de água em escolas públicas do Recife. Holos Environment, 19(1), 116–130. https://doi.org/10.14295/holos.v19i1.12277
Edição
Seção
Artigos