Confecção de um protótipo separador de água e óleo com materiais alternativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v19i2.12322

Palavras-chave:

Ecotecnologia. Sustentabilidade. Fitorremediação. Saneamento. Reciclagem.

Resumo

A legislação brasileira determina a obrigatoriedade dos empreendimentos em efetuarem a logística reversa dos óleos lubrificantes usados, porém frequentemente são encontrados estabelecimentos sem qualquer sistema para tratar este efluente devido ao elevado custo das caixas separadoras de água e óleo, e da falta de fiscalização. A partir deste fato o presente trabalho teve por objetivo construir um protótipo separador de água e óleo de baixo custo utilizando materiais alternativos e associando uma espécie fitorremediante ao sistema de tratamento. A construção deste se deu com os seguintes materiais: Galão de óleo lubrificante 20L, cano PVC 25mm, adaptador flange para cano de PVC 25mm, joelho soldável de PVC 25mm, adaptador soldável 25mm, adaptador soldável RL 25mm, tampão 25mm além da espécie fitorremediadora: Eichhornia crassipes. O protótipo foi construído com R$ 86,65. Chega-se à conclusão que um sistema com estas características se torna economicamente viável a pequenos empreendedimentos geradores de efluentes com tais características devido à obrigatoriedade da existência da logística reversa nos mesmos, bem como o baixo custo deste protótipo.

Biografia do Autor

Thiago Oliveira Barbosa, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Acadêmico do Curso de Gestão Ambiental

Cleiton Oliveira dos Santos, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Professor do curso de Gestão Ambiental da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Tem experiência na área de Meio Ambiente, com ênfase em Política e Planejamento Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: monitoramento ambiental, educação ambiental, gestão ambiental, reciclagem, saúde e ensino.

Downloads

Publicado

2019-07-29

Como Citar

Barbosa, T. O., & Santos, C. O. dos. (2019). Confecção de um protótipo separador de água e óleo com materiais alternativos. Holos Environment, 19(2), 273–286. https://doi.org/10.14295/holos.v19i2.12322

Edição

Seção

Artigos