Identificação de áreas aptas a barraginhas na Bacia do Rio São Lamberto

Autores

  • Victor Rodrigues Aragão
  • Ana Clara Soares de Souza
  • Thiago Paoliello
  • Thiago Gonçalves Silva
  • Felipe Aquino Lima

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v19i2.12328

Palavras-chave:

Bacias de contenção e infiltração. Sistema de Informação Geográfica. Análise multicritério. Aptidão. Práticas de recuperação de áreas.

Resumo

As barraginhas são bacias de contenção e infiltração que possuem, principalmente, um caráter conservacionista em relação aos solos, proporcionando a esses, maior irrigação e controle de processos degradativos. Dentro deste contexto e, tendo em vista a importância da bacia do rio São Lamberto para a mesorregião do Norte de Minas Gerais e os problemas ambientais ocorrentes nesta, este trabalho objetivou localizar e evidenciar áreas de aptidão a barraginhas nesta bacia. Para o alcance do objetivo proposto, adotou-se como metodologia a atuação conjunta de um ambiente de Sistema de Informação Geográfica com uma análise multicritério, sendo a base do estudo os critérios ambientais de fluxo acumulado, declividade, cobertura vegetal e proteção do solo, e tipo do solo. Os resultados obtidos de aptidão, nos quais foram agregados às principais estradas rurais e as duas mais importantes nascentes da bacia trabalhada, permitiram compreender facilmente as áreas críticas, na qual 11% da bacia do rio São Lamberto se encontra sob altíssima aptidão a barraginhas e 18% sob alta. Com o presente estudo foi possível concluir que, de fato, os critérios ambientais são complexos a ponto de não poderem ser analisados separadamente, como se fazia na era do surgimento das barraginhas no Brasil, tendo a metodologia empregada, uma auxiliadora em tomadas de decisão, não somente ao processo de locação, mas aos dimensionamentos dessas barragens e na adoção de futuras práticas de recuperação de áreas.

Biografia do Autor

Victor Rodrigues Aragão

Discente em Engenharia Ambiental e Sanitária

Ana Clara Soares de Souza

Discente em Administração

Thiago Paoliello

Mestrando em Ciências Biológicas

Thiago Gonçalves Silva

Mestre em Ciências Biológicas

Felipe Aquino Lima

Mestre em Produção Vegetal

Downloads

Publicado

2019-07-29

Como Citar

Aragão, V. R., Souza, A. C. S. de, Paoliello, T., Silva, T. G., & Lima, F. A. (2019). Identificação de áreas aptas a barraginhas na Bacia do Rio São Lamberto. Holos Environment, 19(2), 304–319. https://doi.org/10.14295/holos.v19i2.12328

Edição

Seção

Artigos