Monitoramento das concentrações totais de cobre, ferro e manganês na digestão anaeróbia de melaço

Autores

  • Camila Marques dos Reis da Silva Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Graduação em Engenharia Ambiental, IGCE, campus Rio Claro (SP)
  • Lauren Nozomi Marques Yabuki Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Programa de Pós Graduação em Geociências e Meio Ambiente, IGCE, campus Rio Claro (SP)
  • Marcelo Loureiro Garcia Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Programa de Pós Graduação em Geociências e Meio Ambiente, IGCE, campus Rio Claro (SP)

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v19i2.12332

Palavras-chave:

Melaço, Biogás, Elementos-traço, Reatores anaeróbios

Resumo

Atualmente, onde o uso dos combustíveis fósseis e a emissão excessiva dos gases do efeito estufa impactam diretamente a qualidade do meio ambiente, a busca por fontes alternativas sustentáveis que supram o aumento da demanda energética mundial é imprescindível. Diante desse cenário, uma solução é o uso de águas residuárias para produção de bioenergia, através de biorrefinarias que, por meio de processos biológicos anaeróbios, digerem a matéria orgânica presente nas águas residuárias e geram o biogás. A produção de biogás ou a eficiência do processo pode ser influenciada pela quantidade de elementos-traço presente na água residuária. O objetivo deste trabalho foi monitorar as concentrações totais dos elementos-traços cobre, ferro e manganês na digestão anaeróbia do melaço para tentar estabelecer a influência dos metais sobre a produção de biogás a partir do tratamento do melaço, a fim de obter uma maximização da produção de energia na forma de biogás, sendo de grande importância e aplicabilidade para minimizar os impactos ambientais. Para o melaço, não foi verificada uma correlação de influência para as faixas de concentração analisadas do cobre (36,78 a 449,38 µg. L-1), ferro (154,61 a 2160,31 µg.L-1) e manganês (25,79 a 391,83 µg.L-1), pois essas faixas não afetaram o desempenho do biorreator.

Downloads

Publicado

2019-06-16

Como Citar

Marques dos Reis da Silva, C., Nozomi Marques Yabuki, L., & Loureiro Garcia, M. (2019). Monitoramento das concentrações totais de cobre, ferro e manganês na digestão anaeróbia de melaço. Holos Environment, 19(2), 176–190. https://doi.org/10.14295/holos.v19i2.12332

Edição

Seção

Artigos