Análise temporal da temperatura de superfície obtida por sensoriamento remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v20i2.12374

Palavras-chave:

Sensoriamento remoto. Infravermelho térmico. Correção atmosférica. Erro Quadrático.

Resumo

É crescente a preocupação com o aumento da temperatura que vem ocasionando diversos impactos à fauna e flora, neste sentindo, dados de sensoriamento remoto (SR) tem sido amplamente utilizados para a aquisição de informações sobre a temperatura da superfície terrestre. Portanto, o estudo objetivou correlacionar os dados de temperatura de uma estação automática da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), localizada no município de Sorocaba com os dados obtidos remotamente por meio do processamento digital de imagens do satélite Landsat-8 OLI entre os anos de 2013 a 2017. Para o processamento das imagens foi utilizado o software ArcGIS 10.4.1, utilizando os parâmetros fixos de conversão de níveis de cinza da imagem para radiância e posterior conversão dos dados em valores de temperatura. Para verificar a variação dos dados obtidos por SR comparados a estação de monitoramento, foi verificada a Raiz do Erro Quadrático Médio (REQM), coeficiente de correlação Pearson (r) e o índice de concordância (IC). Os valores obtidos de REQM indicam uma variação média de temperatura de 2,74 ºC, corroborando com os valores de r² igual a 0,664 que indicam que 66,4 % dos valores obtidos para a temperatura remotamente são diretamente relacionados aos valores obtidos na estação de monitoramento da Cetesb, apresentando valores de IC com concordância positiva de 0,88. Portanto, os resultados encontrados se mostraram satisfatórios para uma melhor aquisição de valores de temperatura obtidos remotamente indicando boa correlação com os dados obtidos pela estação de monitoramento da Cetesb.

Biografia do Autor

Darllan Collins da Cunha e Silva, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Registro, Brasil

Professor do curso de Engenharia de Pesca da Unesp, Campus de Registro. Atua na área de geoprocessamento e Sensoriamento Remoto.

Renan Angrizani de Oliveira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Sorocaba, Brasil

Doutorando do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais da Unesp de Sorocaba

Erik de Lima Andrade, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Sorocaba, Brasil

Doutorando do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais da Unesp de Sorocaba

Érico Tadao Teramoto, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Registro, Brasil

Professor do curso de Engenharia de Pesca da Unesp, Campus de Registro. Atua na área de meteorologia.

Vanessa Cezar Simonetti, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Sorocaba, Brasil

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais da Unesp de Sorocaba

Downloads

Publicado

2020-03-08

Como Citar

Silva, D. C. da C. e, Oliveira, R. A. de, Andrade, E. de L., Teramoto, Érico T., & Simonetti, V. C. (2020). Análise temporal da temperatura de superfície obtida por sensoriamento remoto. Holos Environment, 20(2), 186–197. https://doi.org/10.14295/holos.v20i2.12374

Edição

Seção

Artigos