Vulnerabilidade ambiental em áreas de caatingas na unidade de conservação parna do Catimbau, Pernambuco, semiárido brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v20i4.12402

Palavras-chave:

Gestão ambiental. Educação ambiental. Sustentabilidade. Temperatura superficial.

Resumo

O Parque Nacional do Catimbau é uma unidade de conservação integral muito importante na conservação da biodiversidade do bioma Caatinga. Estando situado na região semiárida de Pernambuco, na zona de transição entre o agreste e sertão, o parque comporta excessiva beleza de caatingas, monumentos esculpidos pela ação erosiva dos ventos em rocha arenítica e diversos sítios arqueológicos. Sabendo-se que o Parna do Catimbau constitui áreas de prioridade alta de conservação devido à susceptibilidade a desertificação, essa pesquisa teve como foco avaliar a vulnerabilidade das caatingas presentes nesta unidade de conservação. A metodologia utilizada contou com a aplicação do índice de vegetação ajustado ao solo (IVAS), sensoriamento remoto termal e visita em campo que permitiu a análise da espacialização das imagens orbitais, dos satélites Landsat 5 e 8 nos anos de 1995, 2006 e 2016. Os resultados mostraram aumento térmico nas áreas de caatingas e impactos ambientais ocasionados pela antropização de suas áreas. A antropização das caatingas no interior do Parna do Catimbau fere a Lei 9.985/00, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e define as atribuições de uma unidade de conservação de uso integral. Sendo necessário para essa UC o alinhamento de sua gestão com o SNUC e a implantação de espaços de aprendizagem para disseminação da educação ambiental à população dos municípios que a integram.

Biografia do Autor

Ana Célia Saraiva de Moura Garcia, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Mestre em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal  de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), discente do Curso de Pós Graduação em Educação Interdisciplinar na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Luana Cardoso de Andrade, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Doutora em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), pesquisadora do Laboratório de Paleontologia, Universidade Federal de Pernambuco, colaboradora do Curso de Pós Graduação Interdisciplinar – Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Adiel Felipe da Silva Cruz, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Mestre em Engenharia Agrícola (UFRPE), discente do Curso de Pós Graduação em Educação Ambiental Interdisciplinar – Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Albert Einstein Spíndola Saraiva de Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)

Doutor em Engenharia Agrícola (UFRPE).Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).

Patricio Rinaldo dos Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Mestrando em Desenvolvimento e Meio ambiente (Rede PRODEMA UFPE), discente do Curso de Pós Graduação em Educação Interdisciplinar na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Downloads

Publicado

2020-10-08

Como Citar

Garcia, A. C. S. de M., Andrade, L. C. de, Cruz, A. F. da S., Moura, A. E. S. S. de, & Santos, P. R. dos. (2020). Vulnerabilidade ambiental em áreas de caatingas na unidade de conservação parna do Catimbau, Pernambuco, semiárido brasileiro. Holos Environment, 20(4), 625–640. https://doi.org/10.14295/holos.v20i4.12402

Edição

Seção

Artigos