REFLEXÕES CONCEITUAIS PARA A DELIMITAÇÃO DE UM PARQUE URBANO PARA RIO CLARO (SP)

Autores

  • Antonio Carlos Sarti UNIMEP

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v2i1.1261

Palavras-chave:

Parque. Área de uso público. Área de Proteção Ambiental. Lazer. Antropologia urbana.

Resumo

O presente artigo tem por finalidade expor aspectos da pesquisa que teve como objetivo principal propor critérios para a delimitação de um parque com funções urbanas, instalado na seção leste do município de Rio Claro (SP), em área da bacia hidrográfica do Ribeirão Claro. O estudo envolveu: análise de informações geológicogeotécnicas; análise e interpretação de aerofotos para identificação de fragmentos de mata nativa; roteiro expedito através de sobrevôo e incursões nos bairros da área-piloto; contextualização da dinâmica da ocupação do espaço e o levantamento da evolução do objeto urbano /parque/. Para efeito de aplicação de instrumentos de pesquisa, foi delimitada uma área-piloto abrangendo bairros da zona nordeste da cidade, enquadrada pelos estudos específicos da área de geotecnia como altamente impactada ou de maior fragilidade. Nesse sítio foram feitos levantamentos de campo com a aplicação de questionários, visando à obtenção de dados sobre o perfil da população e a existência e uso dos espaços livres de uso público. Utilizando metodologia de abordagem sistêmica na orientação do espaço hologrâmico, foi proposta a criação de uma Área de Proteção Ambiental – APA municipal abrangendo os limites da bacia, e realizada uma compartimentação com base nos atributos da paisagem, definindo-se os setores: Ajapi, no alto curso; São José e Rio Claro, no médio curso, e Santa Gertrudes, no baixo curso. Foram sugeridos, ainda, núcleos de prestação de serviço, reservando-se ao diálogo e à negociação com a comunidade a definição de seu escopo gerencial e suas funções na administração do parque proposto.

Biografia do Autor

Antonio Carlos Sarti, UNIMEP

Bacharel em Turismo, Mestre em Conservação e Manejo de Recursos, Área de Concentração Gestão Integrada de Recursos pelo CEA – UNESP/Rio Claro. Coordenador do Curso de Bacharelado em Turismo da UNIMEP.

Downloads

Publicado

2002-06-02

Como Citar

Sarti, A. C. (2002). REFLEXÕES CONCEITUAIS PARA A DELIMITAÇÃO DE UM PARQUE URBANO PARA RIO CLARO (SP). Holos Environment, 2(1), 138–155. https://doi.org/10.14295/holos.v2i1.1261

Edição

Seção

Artigos