SOFTWARE DEVELOPMENT FOR HYDRODYNAMIC STUDY IN WATER AND WASTEWATER TREATMENT SYSTEMS

Autores

  • Rodrigo Braga Moruzzi UNESP
  • Marco Antonio Penalva Reali USP

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v9i1.1605

Palavras-chave:

Hydrodynamics, ADV, Software Development

Resumo

Este artigo apresenta o desenvolvimento de um programa computacional para tratamento dos dados de estudos hidrodinâmicos empregando uma sonda acústica denominada Acoustic Doppler Velocimeter (ADV). O programa desenvolvido foi utilizado em uma unidade piloto de flotação por ar dissolvido (FAD) empregada para tratamento de água e água residuária. Estudos com equipamentos que empregam o princípio Doppler são amplamente empregados para diferentes aplicações, entretanto os dados de saída são apresentados em forma tabular tornando a interpretação difícil e imprecisa. Assim, o programa computacional desenvolvido foi concebido para tratar estatisticamente os dados, calcular e plotar os vetores resultantes bem como produzir gráficos de superfície (3D). Adicionalmente, pode-se gerar cortes em qualquer seção de interesse, criando visualizações em duas dimensões dos vetores resultantes. O programa apresentou-se como uma poderosa ferramenta para incremento de sistemas de tratamento e pode contribuir no estudo hidrodinâmico de reatores em qualquer escala.

Biografia do Autor

Rodrigo Braga Moruzzi, UNESP

Professor DEPLAN/IGCE/UNESP Campus Rio Claro. Engenheiro Civil (UFSCar), Mestre e Doutor em Engenharia Civil na área de Hidráulica e Saneamento (EESC-USP).

Marco Antonio Penalva Reali, USP

Professor do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP).Engenheiro Civil, Mestre e Doutor em Engenharia Civil na área de Hidráulica e Saneamento (EESC-USP).

Downloads

Publicado

2009-02-23

Como Citar

Moruzzi, R. B., & Reali, M. A. P. (2009). SOFTWARE DEVELOPMENT FOR HYDRODYNAMIC STUDY IN WATER AND WASTEWATER TREATMENT SYSTEMS. Holos Environment, 9(1), 31–44. https://doi.org/10.14295/holos.v9i1.1605

Edição

Seção

Artigos