ESTUDO MECÂNICO DO CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO COM AGREGADO RECICLADO

Autores

  • Maria da Consolação Fonseca Albuquerque UNESP - Ilha Solteira
  • Aparecido Carlos Gonçalves UNESP - Ilha Solteira

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v10i2.1769

Palavras-chave:

Concreto de alto desempenho, Resíduos, Propriedades mecânicas, Meio ambiente

Resumo

A utilização de agregados reciclados em concreto, além de minimizar o impacto ambiental diminui o enorme consumo de fontes naturais. Entretanto, os agregados reciclados não são usados na produção de Concreto de Alto Desempenho (CAD) devido à alta capacidade de absorção de água, propriedades instáveis e fraca resistência. Tais dificuldades podem ser minimizadas com a seleção e a substituição parcial do agregado. No presente trabalho os agregados, gerados de demolição das construções, foram selecionados e diferentes porcentagens do mesmo foram usadas em substituição ao agregado natural para confecção do CAD. Os resultados mostraram que o agregado reciclado pode substituir parcialmente o agregado natural, para o mesmo traço, sem perda de resistência e com uma alteração bastante pequena na relação água/ cimento das composições estudadas, havendo necessidade de uma maior quantidade de água para se obter um abatimento igual ao obtido para o concreto sem adição de resíduo.

Biografia do Autor

Maria da Consolação Fonseca Albuquerque, UNESP - Ilha Solteira

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Ouro Preto (1994) , mestrado em Geotecnia pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (2003) . Atualmente é professor assinstente doutora efetiva da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica , com ênfase em Materiais Não-Metálicos.

Aparecido Carlos Gonçalves, UNESP - Ilha Solteira

possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Engenharia Metalúrgica [S. Carlos] pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e assessor dos periódicos - Journal of Materials Science - Journal of Thermoplastic Composite Materials - Industrial Lubrication and Tribology. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Máquinas, Motores e Equipamentos, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de óleos, análise de vibrações, manutenção preditiva, análise de partículas e projetos de sistemas mecânicos. Coordenou projetos FINEP, CNPq e FAPESP. Atualmente coordena um projeto de pesquisa FAPESP e um Universal CNPq Faixa C.

Downloads

Publicado

2010-07-08

Como Citar

Albuquerque, M. da C. F., & Gonçalves, A. C. (2010). ESTUDO MECÂNICO DO CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO COM AGREGADO RECICLADO. Holos Environment, 10(2), 153–164. https://doi.org/10.14295/holos.v10i2.1769

Edição

Seção

Artigos