FLUXO DE CO2 DO SOLO APÓS ARAÇÃO E ESCARIFICAÇÃO EM DIFERENTES CONFIGURAÇÕES

Autores

  • Luis Gustavo Teixeira Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinária de Jaboticabal - FCAV/UNESP
  • Newton La Scala Júnior Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinária de Jaboticabal - FCAV/UNESP
  • Afonso Lopes Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinária de Jaboticabal - FCAV/UNESP

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v10i1.2196

Palavras-chave:

Respiração do solo, Emissão de CO2 do solo, Preparo do solo, Efeito estufa, Carbono no solo

Resumo

Este trabalho avaliou o impacto do preparo em diferentes configurações sobre as emissões imediatas de CO2 do solo, empregando dois dos principais sistemas de preparo utilizados em áreas agrícolas: arado de disco seguido de grade niveladora (convencional) e escarificador conjugado com rolo destorroador (reduzido). Os resultados indicaram maiores emissões induzidas pelo preparo convencional, arado de disco seguido de grade niveladora, num total de 260,7 gramas de CO2 m-2 no período de 14 dias de estudo. Por outro lado, as menores emissões foram observadas após preparo com escarificador sem a utilização do rolo destorroador, de 82,3 gramas de CO2 m-2. Os fatores temperatura e umidade do solo não se relacionaram com as variações do fluxo de CO2 do solo, mas o tempo foi um fator importante na capacidade de previsão da emissão após preparo do solo.

Biografia do Autor

Luis Gustavo Teixeira, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinária de Jaboticabal - FCAV/UNESP

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Durante a graduação foi bolsista FAPESP por quatro anos, atuando principalmente nos seguintes temas: respiração do solo, efeito estufa, preparo do solo, crédito de carbono e cultura da cana-de-açúcar. Atualmente é mestrando da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV/UNESP em Produção Vegetal sob orientação do Prof. Dr. Newton La Scala, departamento de Ciências Exatas. Possui vínculo com a Usina São Martinho S/A, ocupando o cargo de Suporte Técnico.

Newton La Scala Júnior, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinária de Jaboticabal - FCAV/UNESP

Bacharel em Física pela Universidade de São Paulo (1986) com mestrado (1989) e doutorado (1994) em Física Aplicada pela Universidade de São Paulo. Experiência internacional em estágios e pós-doutoramento realizados na Inglaterra, França e Estados Unidos. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) onde exerce as funções de ensino (Graduação e Pós-Graduação), pesquisa (orientando alunos de Pós Graduação, coordenando projetos junto à agências de fomento) e administrativas. Aplica seus conhecimentos em pesquisas diversas mas principalmente voltado à caracterização da emissão de CO2 em solos de áreas agrícolas. Em 2007 recebeu o título de Professor Livre-Docente no conjunto de disciplinas Física I e II pela Unesp. Possui 431 citações na base do ISI - Web of Science (Lascala N or La Scala N) com Índice h = 7.

Afonso Lopes, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinária de Jaboticabal - FCAV/UNESP

Possui Graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (1993), Mestrado em Engenharia Agrícola (Mecanização Agrícola) pela Universidade Federal de Viçosa (1996), Doutorado em Agronomia (Energia na Agricultura - Mecanização Agrícola) pela Universidade Estadual Paulista - Câmpus de Botucatu (2000) e Livre-Docência (Mecanização Agrícola) pela Universidade Estadual Paulista - Câmpus de Jaboticabal (2006). Atualmente é Professor Adjunto (MS-5) da UNESP - Câmpus de Jaboticabal e ocupa o cargo de Presidente da Comissão Permanente Processante de Acidentes com Veículos Oficiais da referida instituição. Também exerceu os cargos de Diretor Executivo da Associação Brasileira de Engenharia Agrícola; de Presidente do Conselho Fiscal da Fundação de Ensino, Pesquisa e Extensão e de Presidente da Comissão de Estágio Obrigatório da Agronomia da UNESP. Tem experiência na área de Mecanização Agrícola, com ênfase em ensaio de tratores, atuando principalmente nos seguintes temas: Biodiesel, preparo do solo e rodados pneumáticos. Nessas áreas tem orientado alunos de Graduação, Mestrado e Doutorado, bem como tem realizado parcerias com a iniciativa pública e privada.

Downloads

Publicado

2010-10-05

Como Citar

Teixeira, L. G., La Scala Júnior, N., & Lopes, A. (2010). FLUXO DE CO2 DO SOLO APÓS ARAÇÃO E ESCARIFICAÇÃO EM DIFERENTES CONFIGURAÇÕES. Holos Environment, 10(1), 01–11. https://doi.org/10.14295/holos.v10i1.2196

Edição

Seção

Artigos