AVALIAÇÃO DA REMOÇÃO DE CIANOBACTÉRIAS E SAXITOXINAS DA ÁGUA BRUTA AFLUENTE À ETA PITANGUI DE PONTA GROSSA/PR, UTILIZANDO OS DIAGRAMAS DE COAGULAÇÃO PARA O CLORETO FÉRRICO E O REAGENTE DE FENTON

Autores

  • Marcelo De Julio Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Diego Augusto Fioravante Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Osmar Selhorst Filho Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Tatiane Sakamoto De Julio Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Fabiano Icker Oroski Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v9i2.2608

Palavras-chave:

Cianobactérias, Saxitoxinas, Cloreto Férrico, Reagente de Fenton, Diagramas de Coagulação.

Resumo

Com o constante aumento da degradação da qualidade da água nos mananciais empregados no abastecimento humano, os responsáveis pela operação de estações de tratamento de água (ETA) estão encontrando inúmeros problemas na rotina operacional destas estações. Em função disto, eles precisam adequar os processos e operações de tratamento em função da atual realidade, a qual não mais condiz com a qualidade da água para qual a ETA foi originalmente projetada e construída. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo avaliar a remoção de células intactas de cianobactérias bem como a remoção de cianotoxinas por meio da construção dos diagramas de coagulação para o cloreto férrico e Reagente de Fenton. A água de estudo foi proveniente de manancial eutrofizado, coletada na calha Parshall da ETA Pitangui que abastece o município de Ponta Grossa/PR. Após a seleção do par de valores dosagem de coagulante x pH de coagulação para cada coagulante estudado, foram realizados ensaios de filtração em areia após a decantação, buscando-se simular um tratamento em ciclo completo, para a seleção da dosagem de polímero catiônico e carvão ativado em pó (CAP) mais apropriada para cada coagulante. Obteve-se total remoção de células de cianobactérias, concentração de saxitoxinas abaixo do estabelecido pela Portaria 518/2004 do Ministério da Saúde e turbidez abaixo de 0,5 NTU.

Biografia do Autor

Marcelo De Julio, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Diego Augusto Fioravante, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Acadêmico do Curso de Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Osmar Selhorst Filho, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Acadêmico do Curso de Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Tatiane Sakamoto De Julio, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Acadêmica do Curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Fabiano Icker Oroski, Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR

Químico pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Especialista em Gestão Empresarial e Financeira pela Faculdade Iguaçu. Coordenador Industrial da Unidade Regional Ponta Grossa da Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR)

Downloads

Publicado

2009-07-23

Como Citar

De Julio, M., Fioravante, D. A., Selhorst Filho, O., De Julio, T. S., & Oroski, F. I. (2009). AVALIAÇÃO DA REMOÇÃO DE CIANOBACTÉRIAS E SAXITOXINAS DA ÁGUA BRUTA AFLUENTE À ETA PITANGUI DE PONTA GROSSA/PR, UTILIZANDO OS DIAGRAMAS DE COAGULAÇÃO PARA O CLORETO FÉRRICO E O REAGENTE DE FENTON. Holos Environment, 9(2), 254–273. https://doi.org/10.14295/holos.v9i2.2608

Edição

Seção

Artigos