INFLUÊNCIA DE DIFERENTES DOSES DE TORTA DE FILTRO NO SOLO SOBRE A MIGRAÇÃO E PERSISTÊNCIA DE STEINERNEMA GLASERI (STEINER, 1929) (NEMATODA:RHABDITIDA)

Autores

  • Regina Celia Devitte Rodrigues Departamento de Biotecnologia Vegetal, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Centro de Ciências Agrárias (CCA)
  • Marineide Mendonça Aguillera Departamento de Biotecnologia Vegetal, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Centro de Ciências Agrárias (CCA)
  • Nivar Gobbi Departamento de Ecologia, Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências
  • Marcos Aparecido Pizano Departamento de Ecologia, Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v5i1.329

Palavras-chave:

Nematóides entomopatogênicos. Matéria orgânica. Migração. Persistência. Steinernema glaseri

Resumo

Nematóides entomopatogênicos são usados no controle biológico de vários insetos/praga. Ocorrem naturalmente, e há grande interesse em conhecer as condições do ambiente que possam favorecer suas atividades no solo para localizar hospedeiros potenciais e sua sobrevivência. O objetivo deste trabalho foi determinar o efeito da torta de filtro (T.F.) adicionada ao solo (SO) sobre a migração e persistência de Steinernema glaseri. Os tratamentos consistiram de 0, 25, 50, 75 e 100% de T.F. adicionados em solo esterilizado: arenoso e argiloso. Galleria mellonella (Lepidoptera:Pyralidae) foi usada como hospedeiro indicador para a atividade dos juvenis infectivos do nematóide. No solo arenoso, a adição de T.F. em proporção de até 50% não influenciou a migração de nematóides em direção ao hospedeiro, enquanto em solo argiloso a proporção máxima onde ocorreu a migração foi de 25% T.F. Os juvenis infectivos moveram-se mais para a superfície do que para o fundo da coluna quando o substrato continha solo arenoso. Em solo argiloso, a movimentação foi semelhante nas duas direções em todos os teores de T.F. A persistência do nematóide foi mais elevada em substratos com solo argiloso, nos tratamentos com maior proporção de solo em relação à torta de filtro.

Biografia do Autor

Regina Celia Devitte Rodrigues, Departamento de Biotecnologia Vegetal, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Centro de Ciências Agrárias (CCA)

Departamento de Biotecnologia Vegetal

Marineide Mendonça Aguillera, Departamento de Biotecnologia Vegetal, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Centro de Ciências Agrárias (CCA)

Departamento de Biotecnologia Vegetal

Nivar Gobbi, Departamento de Ecologia, Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências

Departamento de Ecologia

Marcos Aparecido Pizano, Departamento de Ecologia, Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências

Departamento de Ecologia

Downloads

Publicado

2005-06-04

Como Citar

Rodrigues, R. C. D., Aguillera, M. M., Gobbi, N., & Pizano, M. A. (2005). INFLUÊNCIA DE DIFERENTES DOSES DE TORTA DE FILTRO NO SOLO SOBRE A MIGRAÇÃO E PERSISTÊNCIA DE STEINERNEMA GLASERI (STEINER, 1929) (NEMATODA:RHABDITIDA). Holos Environment, 5(1), 52–64. https://doi.org/10.14295/holos.v5i1.329

Edição

Seção

Artigos