FABRICAÇÃO DE BLOCOS ESTRUTURAIS DE CONCRETO COM RESÍDUOS DE BORRACHA DE PNEUS

César Fabiano Fioriti, Jorge Luis Akasaki

Resumo


O presente trabalho avalia a técnica de fabricação de blocos de concreto com função estrutural utilizáveis em alvenaria. Foram adicionados nos compósitos de concreto, resíduos de borracha provenientes do processo mecânico de recauchutagem de pneus. Prepararam-se cinco diferentes dosagens de concreto contendo resíduos de borracha e uma sem resíduos para servir como referência. Aos 28 dias de idade os blocos produzidos foram submetidos aos ensaios de resistência mecânica à compressão simples e capacidade de absorção de água.
O intuito deste trabalho foi à obtenção de um possível material alternativo para a indústria da construção civil, contribuindo dessa maneira para a proteção ambiental e a conservação das fontes naturais de materiais convencionalmente utilizados, pois os resíduos da recauchutagem de pneus podem ser definidos como resíduos sólidos particularmente intratáveis, já que sua decomposição pode se estender até 240 anos. E embora existam oportunidades para reciclagem dos resíduos de pneus, o mercado brasileiro está longe de consegui-lo visto à enorme quantidade deste material que é acumulada.

Palavras-chave


Blocos de concreto. Resíduos de borracha. Material alternativo

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/holos.v4i2.349

Creative Commons License
HOLOS ENVIRONMENT, Rio Claro, SP, Brasil - - - eISSN (eletrônico): 1519-8634 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons

> > > > >
 




Filiado ao Portal de Periódicos CAPES



Filiada à Associação Brasileira de Editores Científicos a partir de 2010

 

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia