ANÁLISE DA COBERTURA DO SOLO DA ÁREA DE ENTORNO DE TRÊS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO LOCALIZADAS NO ESTADO DE SÃO PAULO

Autores

  • Alexandre Marco da Silva Laboratório de Ecologia Isotópica, Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA), Escola Superior de Agricultura Luiz de Queirós, Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v4i2.350

Palavras-chave:

Uso / cobertura do solo. Entorno de fragmentos florestais. Efeito de borda. Fragmentação florestal

Resumo

O objetivo deste trabalho foi levantar informações sobre a cobertura do solo numa faixa de entorno de 3000 metros para as Unidades de Conservação (UCs): Parques Estaduais Intervales, Morro do Diabo e Vassununga, localizadas no Estado de São Paulo. Com base em imagens de satélite a classificação das cenas foi realizada por interpretação visual. Utilizando-se o software Idrisi uma faixa tampão de 3.000 metros foi criada no entorno da área de cada UC. Este mapa foi sobreposto com o mapa de cobertura anteriormente criado, objetivando recortar e isolar a área a ser estudada. Os resultados indicam uma situação distinta de cobertura do solo entre as UCs. No entorno do P. E. Morro do Diabo a classe de cobertura do solo predominante foi a pastagem (≈43%), para o P. E. Vassununga foi a cana-de-açúcar (≈34%) e para o P. E. Intervales foi a vegetação natural remanescente (≈96%). Estas informações indicam que os parques estaduais Vassununga e Morro do Diabo possuem um alto grau de isolamento e as informações complementares obtidas junto à bibliografia ratificam os riscos de impactos ambientais que são previstos devido à situação dos usos da terra do entorno destas UCs. Para o caso do P. E. Intervales a preocupação maior é com a exploração ilegal do palmito (Euterpe edulis) e com a possível instalação de empresas mineradoras na região, o que poderia comprometer a manutenção da integridade da UC e da qualidade de vida da população.

Biografia do Autor

Alexandre Marco da Silva, Laboratório de Ecologia Isotópica, Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA), Escola Superior de Agricultura Luiz de Queirós, Universidade de São Paulo.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3596566506872372

Downloads

Publicado

2004-06-05

Como Citar

Silva, A. M. da. (2004). ANÁLISE DA COBERTURA DO SOLO DA ÁREA DE ENTORNO DE TRÊS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO LOCALIZADAS NO ESTADO DE SÃO PAULO. Holos Environment, 4(2), 130–144. https://doi.org/10.14295/holos.v4i2.350

Edição

Seção

Artigos