A HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: “O AQUECIMENTO GLOBAL”

Autores

  • Wilson Ricardo Antoniassi de Almeida UNESP
  • Vanessa de Souza Moreno UNESP
  • Sâmia Maria Tauk-Tornisielo UNESP
  • Newton La Scala Júnior UNESP - FACAV

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v12i1.3827

Palavras-chave:

Educação ambiental. História em quadrinhos. Aquecimento global. Ambiente. Sustentabilidade.

Resumo

Com a constatação de que a influência das ações antrópicas tem ocasionado consequências nocivas ao ambiente, iniciou-se uma série de compromissos mundiais, intergovernamentais e interinstitucionais, a fim de minimizar esses impactos ambientais. Uma das propostas estabelecidas nesses compromissos refere-se à educação ambiental, já que esta permite que o indivíduo e a coletividade se conscientizem e construam valores sociais, conhecimentos, atitudes e mudanças de hábitos, visando interagir de forma sustentável com o ambiente. Nesta perspectiva, este estudo focado em jovens do Ensino Médio teve como objetivos verificar os hábitos de leitura e os gêneros preferidos, bem como a presença ou ausência de conceitos, além de analisar os erros conceituais cometidos pelos mesmos, relativos à temática do “aquecimento global”. A partir destas observações, pretendeu-se produzir uma história em quadrinhos referente ao tema “aquecimento global”, focalizando os processos e técnicas relativas à mitigação de seus impactos, propondo, desta forma, oferecer um recurso didático-pedagógico lúdico, atrativo e divertido, podendo tornar-se uma ferramenta eficiente para o processo de educação ambiental, na expectativa de que este venha influenciar de forma positiva a leitura e a aprendizagem desses indivíduos.

Biografia do Autor

Sâmia Maria Tauk-Tornisielo, UNESP

Atualmente pesquisadora 3, nível IV, professora titular em impactos ambientais, tendo 80 artigos publicados em revistas especializadas nacionais e internacionais, 14 livros e capítulos de livros, orientando atualmente 11 profissionais e já orientou aproximadamente 120 profissionais.

Newton La Scala Júnior, UNESP - FACAV

Bacharel em Física pela Universidade de São Paulo (1986) com mestrado (1989) e doutorado (1994) em Física Aplicada pela Universidade de São Paulo. Experiência internacional em estágios e pós-doutoramento realizados na Inglaterra, França e Estados Unidos. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) onde exerce as funções de ensino (Graduação e Pós-Graduação), pesquisa (orientando alunos de Pós Graduação, coordenando projetos junto à agências de fomento) e administrativas. Aplica seus conhecimentos em pesquisas diversas mas principalmente voltado à caracterização da emissão de CO2 em solos de áreas agrícolas. Em 2007 recebeu o título de Professor Livre-Docente no conjunto de disciplinas Física I e II pela Unesp. Possui 489 citações na base do ISI - Web of Science (Lascala N or La Scala N) com Índice h = 9.

Downloads

Publicado

2012-06-21

Como Citar

Almeida, W. R. A. de, Moreno, V. de S., Tauk-Tornisielo, S. M., & Júnior, N. L. S. (2012). A HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: “O AQUECIMENTO GLOBAL”. Holos Environment, 12(1), 107–120. https://doi.org/10.14295/holos.v12i1.3827

Edição

Seção

Artigos