AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DOS PESQUE-PAGUE LOCALIZADOS NA BACIA DO RIO CORUMBATAÍ, SP (BRASIL)

Autores

  • Ítalo Macedo Silva Centro de Estudos Ambientais da UNESP
  • Sâmia Maria Tauk-Tornisielo UNESP
  • Alexandre Augusto Oliveira Santos Centro de Estudos Ambientais da UNESP
  • Eleni Nadai Malagutti Centro de Estudos Ambientais da UNESP

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v12i2.5647

Palavras-chave:

Impactos Ambientais, Piscicultura, Limnologia, Análise de Componentes Principais

Resumo

Os pesque-pague são unidades compostas por viveiros, onde são criados peixes utilizados em pesca esportiva. Nos viveiros, a estocagem dos peixes pode deteriorar a qualidade da água com o enriquecimento de nutrientes, provenientes da ração, fertilização e das fezes dos peixes e animais do entorno. Este trabalho determinou algumas das variáveis bióticas dos efluentes e dos corpos de água superficiais relacionados diretamente com as unidades de pesque-pague. Inicialmente foi realizado um diagnóstico do número de pesque-pague em atividade na bacia do rio Corumbataí. Posteriormente, foram escolhidos 6 estabelecimentos para monitoramento bimestral, realizado em 9 coletas. Foram coletadas amostras de água dos viveiros para analisar as variáveis DBO, pigmentos totais, coliformes totais, E. coli, e realizados testes de toxicidade. Foi aplicada análise de componentes principais aos valores das variáveis bióticas dos pesque-pague estudados. Os resultados foram comparados com os limites estabelecidos, pela legislação vigente. Foram encontrados 14 pesque-pague em funcionamento na bacia do rio Corumbataí, dos quais foram selecionados os 6 posteriormente monitorados. A maioria das variáveis aqui determinadas esteve com valores acima do limite estabelecido pela legislação vigente, demonstrando a necessidade de maior controle desses viveiros e de estabelecimento de passivo ambiental para este tipo de atividade.

Biografia do Autor

Sâmia Maria Tauk-Tornisielo, UNESP

ualmente pesquisadora 3, nível IV, professora titular em impactos ambientais, tendo 80 artigos publicados em revistas especializadas nacionais e internacionais, 14 livros e capítulos de livros, orientando atualmente 11 profissionais e já orientou aproximadamente 120 profissionais.

Downloads

Publicado

2012-12-20

Como Citar

Silva, Ítalo M., Tauk-Tornisielo, S. M., Santos, A. A. O., & Malagutti, E. N. (2012). AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DOS PESQUE-PAGUE LOCALIZADOS NA BACIA DO RIO CORUMBATAÍ, SP (BRASIL). Holos Environment, 12(2), 179–189. https://doi.org/10.14295/holos.v12i2.5647

Edição

Seção

Artigos