CARACTERIZAÇÃO EXPLORATÓRIA-ESPACIAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO JOÃO LEITE/GOIÁS

Autores

  • Kelly Cristine Rodrigues Constantino Rios Escola de Engenharia Civil-UFG-GO.Mestranda do Programa de Pesquisa de Pós-Graduação em Engenharia do Meio Ambiente pela Universidade Federal de Goiás.
  • Duane Izabel Barbosa Escola de Engenharia Civil-UFG-GO.Mestranda do Programa de Pesquisa de Pós-Graduação em Engenharia do Meio Ambiente pela Universidade Federal de Goiás
  • Wellington Nunes de Oliveira Escola de Engenharia Civil-UFG-GO.Mestranda do Programa de Pesquisa de Pós-Graduação em Engenharia do Meio Ambiente pela Universidade Federal de Goiás
  • Nilson Clementino Ferreira Escola de Engenharia Civil-UFG-GO.Mestranda do Programa de Pesquisa de Pós-Graduação em Engenharia do Meio Ambiente pela Universidade Federal de Goiás.
  • Katia Kopp Escola de Engenharia Civil-UFG-GO.Mestranda do Programa de Pesquisa de Pós-Graduação em Engenharia do Meio Ambiente pela Universidade Federal de Goiás.

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v13i2.6353

Palavras-chave:

Caracterização e Análise, Microbacia, Fontes Poluidoras, Sedimentos, Qualidade da Água

Resumo

O sedimento tem sido utilizado como importante indicador da saúde dos ecossistemas aquáticos. Práticas de caracterização de bacias hidrográficas, incluindo sua ocupação, drenagem, tipo de solo, clima, uso do solo têm sido importantes para determinar a composição dos sedimentos. O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise exploratório-espacial da bacia hidrográfica do Ribeirão João Leite, considerando suas características e as relações entre o tipo de solo, fontes poluidoras e a composição dos sedimentos. Verificou-se que essa bacia apresenta sérios problemas de degradação ambiental decorrentes, principalmente, do processo de antropização e da falta de manejo e conservação dos solos, o que pode acarretar modificação na composição química dos sedimentos e consequente alteração na qualidade da água.

Biografia do Autor

Kelly Cristine Rodrigues Constantino Rios, Escola de Engenharia Civil-UFG-GO.Mestranda do Programa de Pesquisa de Pós-Graduação em Engenharia do Meio Ambiente pela Universidade Federal de Goiás.

Bióloga, Especialista e Mestranda do Programa de Pesquisa de Pós-Graduação em Engenharia do Meio Ambiente pela Universidade Federal de Goiás, Professora efetiva da Secretaria Estadual e Municipal de Educação de Goiás.

Duane Izabel Barbosa, Escola de Engenharia Civil-UFG-GO.Mestranda do Programa de Pesquisa de Pós-Graduação em Engenharia do Meio Ambiente pela Universidade Federal de Goiás

Bióloga, Especialista em Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos e Mestranda do Programa de Pesquisa de Pós-Graduação em Engenharia do Meio Ambiente pela Universidade Federal de Goiás.

Wellington Nunes de Oliveira, Escola de Engenharia Civil-UFG-GO.Mestranda do Programa de Pesquisa de Pós-Graduação em Engenharia do Meio Ambiente pela Universidade Federal de Goiás

Tecnólogo em Geoprocessamento, Especialista em Perícia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás e mestrando do Programa de Pesquisa de Pós-Graduação em Engenharia do Meio Ambiente pela Universidade Federal de Goiás.

Nilson Clementino Ferreira, Escola de Engenharia Civil-UFG-GO.Mestranda do Programa de Pesquisa de Pós-Graduação em Engenharia do Meio Ambiente pela Universidade Federal de Goiás.

Engenheiro Cartógrafo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestre em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo e Doutor em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás.

Katia Kopp, Escola de Engenharia Civil-UFG-GO.Mestranda do Programa de Pesquisa de Pós-Graduação em Engenharia do Meio Ambiente pela Universidade Federal de Goiás.

Bióloga, Professora adjunta na Escola de Engenharia Civil-UFG. Professora/pesquisadora do PPGEMA/UFG. Praça Universitária s/n, Setor Universitário, CEP-74605-220, Goiânia-GO (062) 3209-6084, ramal 207.

Downloads

Publicado

2013-11-21

Como Citar

Rios, K. C. R. C., Barbosa, D. I., de Oliveira, W. N., Ferreira, N. C., & Kopp, K. (2013). CARACTERIZAÇÃO EXPLORATÓRIA-ESPACIAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO JOÃO LEITE/GOIÁS. Holos Environment, 13(2), 175–187. https://doi.org/10.14295/holos.v13i2.6353

Edição

Seção

Artigos