MODELAGEM MATEMÁTICA DA CONCENTRAÇÃO DE FÓSFORO: UMA FERRAMENTA PARA A GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS

Autores

  • Camila Pereira Montovani Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Elaine Cristina Catapani Poletti Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Faculdade de Tecnologia (FT)

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v13i2.7060

Palavras-chave:

Sistemas de Reservatórios, Estratégias de Gestão, Modelagem Matemática, Simulação Computacional, Eutrofização

Resumo

A água é um bem essencial à vida, dessa forma é imprescindível a garantia de sua qualidade para, dentre outras razões, a sobrevivência dos seres vivos. Hoje em dia, com a amplitude e o desenvolvimento das atividades antrópicas, é importante que rios, reservatórios e mananciais estejam com características físicas, químicas e biológicas dentro dos padrões estabelecidos pelos órgãos governamentais, de acordo com a classe a que se destinam. Com o intuito de se desenvolver uma ferramenta de suporte à gestão de recursos hídricos para análises de comportamento de poluentes, realizou-se uma modelagem da concentração do componente fósforo baseado em instrumentos matemáticos e computacionais, num manancial de abastecimento público. Os resultados obtidos apresentam o comportamento evolutivo do poluente e possibilitam a geração de cenários e a tomada de decisões com vistas a ações preventivas ou de remediação acerca de um componente que, em excesso, interfere na qualidade das águas devido, principalmente, ao processo de eutrofização que compromete toda a biota local.

Biografia do Autor

Camila Pereira Montovani, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Possui graduação em Saneamento Ambiental pela Universidade Estadual de Campinas (2010) e mestrado em Tecnologia pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Tem experiência em Microbiologia, Análises Físico-Químicas e Microbiológicas de Água, Garantia de Qualidade e Controle de Qualidade.

Downloads

Publicado

2013-11-22

Como Citar

Montovani, C. P., & Poletti, E. C. C. (2013). MODELAGEM MATEMÁTICA DA CONCENTRAÇÃO DE FÓSFORO: UMA FERRAMENTA PARA A GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS. Holos Environment, 13(2), 200–211. https://doi.org/10.14295/holos.v13i2.7060

Edição

Seção

Artigos