CONCRETO COM BORRACHA DE PNEUS APLICADO EM CICLOVIA
DOI:
https://doi.org/10.14295/holos.v14i2.8141Palavras-chave:
Pneu, Borracha, Ciclovia, Concreto com Borracha, Impacto AmbientalResumo
Os pneus automotivos apresentam tempo indeterminado de decomposição na natureza representando grande preocupação quanto aos impactos ambientais. Os pneus descartados de forma inadequada podem causar muitos problemas ao acumular água e potencializar a proliferação de vetores de doenças. Quando direcionados aos aterros podem causar instabilidade no maciço devido aos vazios gerados entre eles. No caso da incineração geram material particulado e gases tóxicos tornando-se um risco à saúde. Como parte da constituição dos pneus, a borracha, o nylon e o aço podem se constituir em matéria-prima para outras utilizações. Dessa forma, a destinação final e reutilização ambientalmente corretas, adequadas e seguras são desafios a serem vencidos em todos os segmentos. A construção civil impacta o meio ambiente, mas pode se constituir em sorvedouro de resíduos com a devida comprovação técnica. Para a utilização de resíduos na construção civil encontram-se barreiras, tanto tecnológicas como políticas, tornando incipiente ainda essa prática. Este trabalho é um relato de uma experiência conjunta entre prefeitura municipal, empresa de construção civil e instituição de ensino, para a aplicação de borracha originada do picotamento de pneus automotivos em uma ciclovia. Utilizou-se um concreto com adição de borracha de pneu, em substituição ao agregado miúdo, para a execução de uma ciclovia e verificou-se ser possível sua aplicação em substituição ao concreto convencional. Este equipamento urbano oferece opção de locomoção, fomenta hábitos de vida mais saudáveis e lazer para a população atendida, e pode contribuir para a sustentabilidade.Downloads
Publicado
2014-10-17
Como Citar
Moreira, J. F., Fidelis, V. R. P., & Dias, J. F. (2014). CONCRETO COM BORRACHA DE PNEUS APLICADO EM CICLOVIA. Holos Environment, 14(2), 185–197. https://doi.org/10.14295/holos.v14i2.8141
Edição
Seção
Artigos