O estado da arte em ecologia do solo

Autores

  • Thamyres Sabrina Gonçalves Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v19i1.9206

Palavras-chave:

Biologia do solo. Ecossistema edáfico. Interações multitróficas.

Resumo

O ecossistema solo é amplamente divulgado como sendo um dos mais ricos ecossistemas do mundo todavia, apesar de ser reconhecida essa grande complexidade ecossistêmica do solo pouco se conhece acerca das interações que ocorrem nesse ecossistema. As interações que são conhecidas a maior parte delas não foram estudadas dentro da dinâmica natural de funcionamento do ecossistema do solo. Portanto, são amplamente necessários trabalhos que investiguem o estado da arte do conhecimento em ecologia do solo, biologia do solo e de todas as interações que acontecem nesse ecossistema, pois somente a partir do conhecimento e entendimento do que já fora gerado em termos de conhecimento cientifico sobre esses processos, abaixo e acima da camada edáfica superficial é que poderemos avançar de modo a produzir um conhecimento para atender as demandas acerca dos processos ecológicos no solo. Os resultados dessa revisão bibliográfica mostram que houveram importantes avanços na ciência acerca dos processos de interação ecológica no ecossistema solo e que em muito contribuíram para a ecologia, mas que ainda existem muitos temas ou tópicos a serem abordados e organismos pouco ou quase nada estudados. Conclui-se que o ecossistema solo pode ser um ambiente de grandes contribuições para a compreensão de como os processos antrópicos têm influenciado a biodiversidade terrestre e também como poderemos estudar a  recuperação dos processos biológicos que foram perdidos em alguns ecossistemas.

Biografia do Autor

Thamyres Sabrina Gonçalves, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Geógrafa pela Universidade Estadual de Montes Claros, Mestranda em Ciência Florestal na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Downloads

Publicado

2019-06-16

Como Citar

Gonçalves, T. S. (2019). O estado da arte em ecologia do solo. Holos Environment, 19(1), 70–82. https://doi.org/10.14295/holos.v19i1.9206

Edição

Seção

Artigos