EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA DE VEÍCULOS EM DESLOCAMENTO CASA-TRABALHO E A SERVIÇO NO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

Carlos Roberto Sanquetta, Luiz Gustavo Haisi Mandalho

Resumo


O subsetor dos transportes representa 23% do total das emissões de CO2 relacionadas à energia e 8,1% das emissões brasileiras de Gases de Efeito Estufa (GEE). Poucas instituições públicas explicitam suas emissões de GEE devidas ao deslocamento casa-trabalho e a serviço. Este trabalho objetivou quantificar as emissões de GEE decorrentes do uso de veículos automotores, por servidores do Ministério do Meio Ambiente (MMA), nos deslocamentos casa-trabalho e a serviço, no ano-base 2013. Foi aplicado um questionário para determinar os trajetos e os veículos utilizados pelos funcionários, além da coleta de dados no setor de transporte do MMA e na Secretaria de Transportes do Governo do Distrito Federal. Foram utilizados os fatores de emissão apresentados no Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas por Veículos Automotores Rodoviários 2013: ano base 2012. Foi realizado o cálculo das emissões totais e per capita, bem como a análise de cenários de redução das emissões. A maior parte dos deslocamentos casa-trabalho é feita por veículos próprios, em maior parcela por carros, que responderam por 63,64% dos deslocamentos e 77,15% das emissões. As emissões totalizaram 835,27 tCO2eq. O deslocamento casa-trabalho respondeu por 92,08%, enquanto o serviço de transporte do MMA foi responsável por 7,92% das emissões. A emissão per capita nos deslocamentos casa-trabalho foi de 0,72 tCO2eq por ano. Conclui-se que um possível incremento na utilização de ônibus nos deslocamentos casa-trabalho, para 50% e 100%, levaria a redução de 17% e 47% do total das emissões de GEE, respectivamente.

Palavras-chave


Combustíveis; Dióxido de Carbono; Inventário; Mudanças Climáticas; Transporte

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DOI: https://doi.org/10.14295/holos.v15i2.9871

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HOLOS ENVIRONMENT, Rio Claro, SP, Brasil - - - eISSN (eletrônico): 1519-8634 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons

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