Geotecnologias aplicadas na análise do risco de contaminação de poços de água no município de Sorocaba, SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v20i2.12376

Palavras-chave:

Água subterrânea. Geoprocessamento. Riscos ambientais. Densidade de Kernel.

Resumo

Em decorrência do crescimento da cidade de Sorocaba e da quantidade de empresas que se instalam todos os anos no município, o presente estudo teve como objetivo avaliar os riscos de contaminação dos poços de água próximos a áreas contaminadas utilizando técnicas de geoprocessamento. Para o levantamento das áreas contaminadas foi utilizado o inventário disponibilizado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), e a localização dos poços outorgados do município foram obtidos através da base de dados do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE). A concentração de áreas contaminadas foi avaliada por meio do estimador de densidade de Kernel, e os valores foram ordenados em três diferentes classes de riscos de contaminação, sendo baixo, médio e alto. Os resultados demonstraram que 17,3% das áreas contaminadas estão inseridas na zona de alto risco, enquanto as zonas de risco médio obtiveram 50,0% dos pontos de contaminação. As zonas de alto e médio risco contemplam 57 poços de água, apresentando riscos de contaminação eminentes, podendo comprometer a saúde humana a partir do consumo e uso da água destes poços.  A utilização de ferramentas de geoprocessamento na análise de riscos de contaminação mostrou-se eficaz, permitindo a seleção de zonas prioritárias para a gestão e monitoramento de poços de água.

Biografia do Autor

Liliane Moreira Nery, Universidade de Sorocaba (Uniso)

Bacharel em Engenharia Ambiental

Vanessa Cezar Simonetti, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Sorocaba, Brasil

Doutoranda do Programa de Pós graduação em Ciências Ambientais da Unesp e Professora do curso de Engenharia Ambiental da Universidade de Sorocaba (Uniso).

Levi Pompermayer Machado, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Registro, Brasil

Professor do curso de Engenharia de Pesca da Unesp, Campus de Registro.

Darllan Collins da Cunha e Silva, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Registro, Brasil

Professor do curso de Engenharia de Pesca da Unesp, Campus de Registro. Atua na área de geoprocessamento e Sensoriamento Remoto.

Downloads

Publicado

2020-03-08

Como Citar

Nery, L. M., Simonetti, V. C., Machado, L. P., & Silva, D. C. da C. e. (2020). Geotecnologias aplicadas na análise do risco de contaminação de poços de água no município de Sorocaba, SP. Holos Environment, 20(2), 214–230. https://doi.org/10.14295/holos.v20i2.12376

Edição

Seção

Artigos