Etapa pós-licenciamento no Estado de Minas Gerais: enfoque na SUPRAM TMAP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v20i4.12396

Palavras-chave:

Renovação de LO. Condicionantes. Automonitoramento.

Resumo

A Política Nacional do Meio Ambiente de 1981 é um importante marco na inclusão das questões ambientais nas políticas públicas brasileiras e prevê o licenciamento ambiental, constituído pelas Licenças Prévia, de Instalação e Operação, sendo, a renovação desta última uma possibilidade de acompanhamento do desempenho ambiental de um empreendimento. O estado de Minas Gerais foi pioneiro no uso do automonitoramento no acompanhamento ambiental de atividades, no entanto, existem muitas lacunas nessa prática que comprometem o processo de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA). Assim, com este trabalho objetivou avaliar as medidas de controle e monitoramento ambiental na etapa de pós-licenciamento. Para isso, analisou-se oito processos de abatedouro e treze de laticínio, geridos pela Superintendência Regional de Meio Ambiental Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Supram TMAP). As variáveis analisadas foram dividas em Variáveis Técnicas do Empreendimento (VTEs), que avaliaram o empreendimento, e Variáveis Técnicas do Processo (VTPs) que analisaram o órgão ambiental. Os resultados obtidos foram, quando possível, comparados com os obtidos na Supram Sul de Minas, para verificar influências da regionalização do órgão ambiental. A análise dos dados demonstrou que na Supram TMAP as varáveis ligadas a formalização do processo de licenciamento apresentaram classificação satisfatória, porém para as ligadas à etapa de pós-licenciamento, este resultado não se repetiu. Na compação o cenário encontrado foi similar. Entretanto, destacam-se pontos de divergência de procedimentos, apontando para a falta de padronização entre as Suprams.

Biografia do Autor

Rosane de Souza Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) /MG, especialista em Gestão Ambiental pela Faculdade Católica de Uberlândia e Mestre em Qualidade Ambiental pela UFU/MG. Em andamento, Bacharelado em Engenharia Ambiental. Trabalhos ligados a área de Legislação e Licenciamento Ambiental.

Maria Rita Raimundo e Almeida, Universidade Federal de Itajuba

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Itajubá (2008), mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Itajubá (2010) e doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (2013). Foi professora na Universidade Federal de Uberlândia e, atualmente, é professora na Universidade Federal de Itajubá. Tem experiência na área de Engenharia Ambiental, atuando principalmente com instrumentos de política ambiental, tais como a Avaliação de Impacto Ambiental e o Licenciamento Ambiental.

Downloads

Publicado

2020-10-08

Como Citar

Oliveira, R. de S., & Almeida, M. R. R. e. (2020). Etapa pós-licenciamento no Estado de Minas Gerais: enfoque na SUPRAM TMAP. Holos Environment, 20(4), 584–606. https://doi.org/10.14295/holos.v20i4.12396

Edição

Seção

Artigos