Avaliação das temperaturas de superfície obtidas por sensoriamento remoto nas estações seca e chuvosa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v21i1.12438

Palavras-chave:

Geoprocessamento. Landsat 8. Ilhas de Calor.

Resumo

As ilhas de calor estão presentes no meio urbano possuindo como alguns fatores contribuintes para sua ocorrência, a supressão de áreas verdes e aumento de superfícies impermeáveis. Para estimar a temperatura de superfície, destaca-se a utilização do sensoriamento remoto.  O presente trabalho objetiva avaliar a correlação entre as temperaturas superficiais obtidas por imagens de satélite e as observadas em estação meteorológica, na cidade de Rio Paranaíba – MG. Na verificação da correlação nas estações seca e chuvosa calculou-se: REQM, EMA, R², r, IC e ICmod.  A estação seca apresentou resultados de maior correlação (IC= 0,94; R²= 0,91; r= 0,95) em relação à estação chuvosa (IC =0,43 R²= 0,07; r= 0,26) e a análise de todo o período propiciou resultados favoráveis para as métricas (IC=0,90; R²=0,77; r=0,88). Tal resultado corrobora a utilização do sensoriamento remoto como alternativa para aquisição de dados de temperatura superficial em locais com ausência de dados meteorológicos.

Biografia do Autor

Leticia Gonçalves Nunes, Universidade Federal de Viçosa, Campus Rio Paranaíba (UFV-CRP)

Graduanda em Engenharia Civil e voluntária PIVIC UFV.

Frederico Carlos Martins de Menezes Filho, Universidade Federal de Viçosa, Campus Rio Paranaíba (UFV-CRP)

Engenheiro Civil, Mestre em Eng. do Meio Ambiente (UFG), Doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (IPH-UFRGS), Prof. Adjunto do curso de Engenharia Civil (UFV-CRP)

Downloads

Publicado

2021-02-08

Como Citar

Nunes, L. G., & Menezes Filho, F. C. M. de. (2021). Avaliação das temperaturas de superfície obtidas por sensoriamento remoto nas estações seca e chuvosa. Holos Environment, 21(1), 143–159. https://doi.org/10.14295/holos.v21i1.12438

Edição

Seção

Artigos