DETERMINAÇÃO DE Cd, Cr E Al EM TECIDO DE PEIXES PROVENIENTES DO RIO GELADO/APA, FLORESTA DE CARAJÁS-PA

Autores

  • Bruno de Cássio Veloso Barros LACEN/PA
  • Simone de Fátima Pinheiro Pereira LAQUANAM/UFPA
  • Dulcidéia da Conceição Palheta UFRA
  • Cléber Silva e Silva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v10i2.3668

Palavras-chave:

Ictiofauna, Metais pesados, Amazônia, Área de Proteção Ambiental, Mineração

Resumo

Os peixes existentes no rio Gelado estão submetidos ao aporte de metais pesados, oriundos de rejeitos de uma das maiores mineradoras do mundo, que utiliza o rio como receptáculo de água de lavagem de minério. O trabalho teve como objetivo avaliar a presença de Cd, Cr e Al no tecido de peixes das espécies: piranha (Serrasalmus spp.), branquinha (Potamorhina spp.) e tucunaré (Cichla spp.) coletadas no rio Gelado, tendo em vista a preservação da saúde da população que consome estas espécies. As amostras foram solubilizadas usando abertura úmida e forno de microondas, e os metais analisados através do ICPAES (espectrometria de emissão atômica com plasma indutivamente acoplado). Al, Cd e Cr foram encontrados em altas concentrações, em todas as espécies avaliadas, representando um grande risco à saúde pública. Os elementos Al e Cr apresentaram excelentes correlações na espécie piranha. As análises estatísticas demonstram a influência da ação antrópica na região, levando a necessidade de futuros estudos para a verificação da dinâmica de correlação com outros elementos traços. As análises mostram que os elementos estão sendo absorvidos pelos peixes, e que os níveis de concentração de alguns elementos podem causar danos à saúde da população consumidora destas espécies.

Biografia do Autor

Bruno de Cássio Veloso Barros, LACEN/PA

Médico Veterinário, especialista em Saúde Publica e mestre em toxicologia.

Simone de Fátima Pinheiro Pereira, LAQUANAM/UFPA

Química Industrial, mestre em química e doutora em Química Analítica e Ambiental. Coordenadora do LAQUANAM (Laboratório de Química Analítica e Ambiental- UFPA).

Dulcidéia da Conceição Palheta, UFRA

Médica Veterinária, mestre em toxicologia e doutora em neurociência. Professora da Universidade Federal Rural da Amazônia.

Cléber Silva e Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará

Licenciado Pleno em Química, mestre em Química e Doutorando em Química Analítica e Ambiental pela UFPA. Professor de Química do Instituto FEderal de Educação Ciência e TEcnologia do Pará

Downloads

Publicado

2010-07-08

Como Citar

Barros, B. de C. V., Pereira, S. de F. P., Palheta, D. da C., & Silva, C. S. e. (2010). DETERMINAÇÃO DE Cd, Cr E Al EM TECIDO DE PEIXES PROVENIENTES DO RIO GELADO/APA, FLORESTA DE CARAJÁS-PA. Holos Environment, 10(2), 195–208. https://doi.org/10.14295/holos.v10i2.3668

Edição

Seção

Artigos