MAPEAMENTO DA VULNERABILIDADE NATURAL À POLUIÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS SUBTERRÂNEOS DE ARARAQUARA (SP)

Autores

  • Fábio José Meaulo UNESP, Campus Rio Claro (SP)

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v6i2.534

Palavras-chave:

Mapeamento. Vulnerabilidade natural. Aqüíferos. Água subterrânea. Planejamento urbano.

Resumo

O crescimento desordenado dos centros urbanos tem resultado em sérios problemas ambientais. Os problemas ambientais podem ser minimizados e/ou evitados a partir de estudos específicos no meio físico. A área de estudo de 270 Km2 abrange a zona urbana e parte da zona rural do município de Araraquara (SP) que está inserida no contexto geológico da Bacia Sedimentar do Paraná, representada pelas litologias das formações Botucatu, Serra Geral, Adamantina, Cobertura Recente (sedimentos inconsolidados) e unidades aqüíferas correspondentes. Os procedimentos metodológicos adotados foram: revisão bibliográfica; trabalhos de campo; trabalho laboratorial; integração dos dados e análise dos resultados do Método GOD de mapeamento da vulnerabilidade natural de aqüíferos (FOSTER et al. 2002). Os índices de vulnerabilidade natural das unidades geológicas são: Alta, para as formações Botucatu e Serra Geral, Baixa a Moderada para a Formação Adamantina e Extrema, para os sedimentos recentes.

Biografia do Autor

Fábio José Meaulo, UNESP, Campus Rio Claro (SP)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geociências e Meio Ambiente da UNESP e Pesquisador da FORTGEO Geociências e Meio Ambiente Ltda ME.

Downloads

Publicado

2006-08-10

Como Citar

Meaulo, F. J. (2006). MAPEAMENTO DA VULNERABILIDADE NATURAL À POLUIÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS SUBTERRÂNEOS DE ARARAQUARA (SP). Holos Environment, 6(2), 70–90. https://doi.org/10.14295/holos.v6i2.534

Edição

Seção

Artigos