Comissão de meio ambiente e qualidade de vida na escola (Com-Vida): uma investigação em documentos oficiais

Autores

  • Gabriela Costa Belasco Universidade de São Paulo -USP
  • Marcelo Damiano Universidade de São Paulo -USP
  • Yara Santucci Barreto Universidade de São Paulo -USP
  • Juceli Aparecida Leme Mundo Universidade de São Paulo -USP
  • Taitiâny Kárita Bonzanini ESALQ/USP

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v20i1.12364

Palavras-chave:

Com-Vida. Educação Ambiental. Meio Ambiente. Políticas Públicas. Agenda 21.

Resumo

Nesse artigo é apresentada uma investigação que enfocou, a partir de uma análise documental, os documentos “Formando COM-VIDA - construindo a Agenda 21 na escola” e “Educação Ambiental: aprendizes de sustentabilidade”. Para a análise foram relacionadas as palavras: COM-VIDA, Políticas públicas, Educação, Educação ambiental, Práticas pedagógicas, Meio ambiente, Ensino, Jovens e Agenda 21, realizando-se contagem de ocorrências em ambos documentos, relacionando ainda discussões sobre a autoria dos documentos, assim como autores, natureza e contexto. Os documentos analisados tratam o tema de forma correspondente, com linguagem objetiva. Notou-se a estreita relação da Com-Vida com as políticas governamentais atuais, bem como a necessidade de novos documentos sobre o assunto com enfoque mais específico sobre estratégias de implantação do programa e que reforcem a necessidade de continuidade e desenvolvimento do projeto “Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas” as quais a Com-Vida integra.

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Publicado

2020-01-26

Como Citar

Belasco, G. C., Damiano, M., Barreto, Y. S., Mundo, J. A. L., & Bonzanini, T. K. (2020). Comissão de meio ambiente e qualidade de vida na escola (Com-Vida): uma investigação em documentos oficiais. Holos Environment, 20(1), 60–72. https://doi.org/10.14295/holos.v20i1.12364

Edição

Seção

Artigos