Aplicação do índice de balneabilidade em balneários no município de Coxim/MS

Autores

  • Jeanise Polyanie Fernandes Neves Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Ana Carolina Correia de Oliveira Gomes Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Cleiton Oliveira dos Santos Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Ana Paula Lemke Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v21i2.12446

Palavras-chave:

Gestão Ambiental. Balneabilidade. Qualidade da água.

Resumo

Os recursos hídricos são elementos restritivos para as diversas formas de vida do planeta, seja animal, vegetal ou humana. Desta forma, há a necessidade de estudos voltados à criação e utilização de ferramentas e instrumentos de gestão ambiental buscando garantir os diferentes usos das águas. O objetivo da pesquisa foi verificar a balneabilidade e as condições da qualidade ambiental de quatro balneários no município de Coxim, MS. A metodologia adotada foi uma pesquisa descritiva, acompanhada de análise de dados primários comparados com a legislação vigente durante o período de agosto de 2019 até o mês de julho de 2020. Os parâmetros analisados foram os de Coliformes Termotolerantes, Escherichia coli, Oxigênio Dissolvido, pH (Potencial Hidrogeniônico), Temperatura e Condutividade. A amostragem foi realizada conforme as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas e da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB (2019). Para análise foram utilizados os métodos analíticos definidos no Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater (2016). Os balneários estudados apresentaram-se como imprórios para recreação de contato primário em ambos índices de balneabilidade estudados. Entretanto, os valores de OD, pH e condutividade estão de acordo com os VMP estipulados pela Resolução CONAMA 357/2005 para corpo hídrico de água doce enquadrado como Classe 2. É necessário o monitoramento e investigação da provável causa do aumento dos coliformes para que se possa aplicar práticas preventivas para manter o controle das condições de qualidade da água para fins de balneabilidade.

Biografia do Autor

Jeanise Polyanie Fernandes Neves, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Acadêmica do curso de Gestão Ambiental - UEMS

Ana Carolina Correia de Oliveira Gomes, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciência Naturais da UECE (Universidade Estadual do Ceará) e bolsista CAPES. Possui mestrado em Recursos Naturais pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (2013) e graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade do Oeste Paulista (2010). Professora efetiva do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UEMS (Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul). Atua nas áreas de gestão e tratamento de resíduos sólidos, recuperação do solo, licenciamento ambiental e saneamento ambiental.

Cleiton Oliveira dos Santos, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2008). Mestre em Tecnologias Ambientais - Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2017). Atualmente é professor do curso de Gestão Ambiental da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul ? Unidade Universitária de Coxim. Tem experiência na área de Meio Ambiente, com ênfase em Política e Planejamento Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: monitoramento ambiental, qualidade de águas superficiais, gestão ambiental, gestão de recursos hídricos, poluição ambiental.

Ana Paula Lemke, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Gestão Ambiental pela Universidade Federal da Grande Dourados (2010) , Mestrado em Recursos Naturais pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2013) e doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2018). Foi docente colaborador no curso de Gestão Ambiental da Universidade Federal da Grande Dourados entre 2016 e 2018. Atualmente é docente convocada pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, unidade universitária de Coxim e docente colaboradora do MBA em Gestão Ambiental da Universidade Federal da Grande Dourados. Possui experiência na área de monitoramento de águas superficiais, geotecnologias aplicadas à recursos naturais, ecologia de comunidades em riachos e indicadores ambientais.

Downloads

Publicado

2021-10-05

Como Citar

Neves, J. P. F., Gomes, A. C. C. de O., Oliveira dos Santos, C., & Lemke, A. P. (2021). Aplicação do índice de balneabilidade em balneários no município de Coxim/MS. Holos Environment, 21(2), 321–337. https://doi.org/10.14295/holos.v21i2.12446

Edição

Seção

Artigos