Efeitos da aplicação de vinhaça “in natura” ou concentrada associado ao n-fertilizante em soqueira de cana-de-açúcar e no ambiente

Autores

  • Gael Silvia Peñaranda Liendo Silva Doutoranda, Unicamp/Faculdade de Engenharia Quimica
  • Fabio Cesar da Silva Embrapa Informatica Agropecuária
  • Bruno José Rodrigues Alves Embrapa Agrobiologia
  • Edson Tomaz Professor, Faculdade de engenharia Química, UNICAMP, campinas SP.
  • Ronaldo Severiano Berton
  • Luis Fernando Sanglade Marchiori ESALQ-USP, Piracicaba SP.
  • Felipe Gomes da Silveira

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v19i1.12212

Palavras-chave:

Vinhaça concentrada. Efluente agroindustrial. Balanço de nitrogênio.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da fertilização com vinhaça “in natura” ou concentrada com e sem adição de fertilizante nitrogenado na produtividade, qualidade da cana-de-açúcar e dinâmica do N e seus reflexos na fertilidade, verificar ainda, se há influência dos tratamentos aplicados na biometria da planta, bem como, avaliar se a demanda nutricional da cultura foi atendida, através de análise de sua composição foliar aos quatro meses. O experimento foi realizado em campo com cana soca no 2º corte, com delineamento experimental em blocos ao acaso, com total 30 parcelas, sendo cinco tratamentos com seis repetições. Os tratamentos foram: T1 - Vinhaça “in natura” (120 m³.ha-1), T2 - Vinhaça (120 m³.ha-1) + 60 Kg de N-ureia.ha-1, T3 - Vinhaça concentrada (20 m³.ha-1), T4 - 60 Kg de N-ureia.ha-1 e T5- Testemunha. Constatou-se que não houve diferença significativa para a qualidade tecnológica da cana de açúcar, entretanto para a qualidade do caldo e produtividade os tratamentos T1, T2 e T3 apresentaram concentração de K (potássio) superior aos tratamentos T4 e T5. Entre os tratamentos de fertilidade foliar constataram-se valores que atendem a suficiência da cultura. Para a fertilidade do solo temos diferenças significativas de K, entre profundidades, localização e tratamentos. Houve efeito da aplicação da vinhaça e fertilizante nitrogenado significativamente relacionamento com parâmetros do solo (NO3, C solúvel e umidade).

Biografia do Autor

Gael Silvia Peñaranda Liendo Silva, Doutoranda, Unicamp/Faculdade de Engenharia Quimica

Engenheira Quimica, Mestre em Eengenharia Quimica - UNICAMP e doutorando em Engenhraia Quimica.

Fabio Cesar da Silva, Embrapa Informatica Agropecuária

Engenheiro Agornomo, Mestre e Doutor em solos, Pos-doutor em Agronomia, Pós-doutorado  na Universidade Politecnica de Madrid.

Bruno José Rodrigues Alves, Embrapa Agrobiologia

Engenheiro aronomo, Mestre e Doutor em Solos.

Edson Tomaz, Professor, Faculdade de engenharia Química, UNICAMP, campinas SP.

Engenharia Quimica pela Universidade Estadual de Campinas (1986), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em tecnologia ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: poluição do ar, dispersão de poluentes, modelo matemático de dispersão atmosférica, compostos orgânicos voláteis e monitoração da qualidade do ar.

Luis Fernando Sanglade Marchiori, ESALQ-USP, Piracicaba SP.

Eng. agronomo, Mestre e Doutor em Fitotecnia.

Downloads

Publicado

2019-03-07

Como Citar

Silva, G. S. P. L., Silva, F. C. da, Alves, B. J. R., Tomaz, E., Berton, R. S., Marchiori, L. F. S., & Silveira, F. G. da. (2019). Efeitos da aplicação de vinhaça “in natura” ou concentrada associado ao n-fertilizante em soqueira de cana-de-açúcar e no ambiente. Holos Environment, 19(1), 1–21. https://doi.org/10.14295/holos.v19i1.12212

Edição

Seção

Artigos