CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS E FUNCIONAIS DE ORCHIDACEAE COMO MATERIAL DE APOIO AO ENSINO DE BOTÂNICA

Thais Arruda Costa Joca, Juan de Nicolai, Luiz Fernando Rolim de Almeida, Tatiane Maria Rodrigues, Camila Kissmann, Gisela Ferreira, Carmen Silvia Fernandes Boaro

Resumo


Muitas dificuldades são encontradas na assimilação e fixação dos conteúdos de botânica, devido a toda sua complexidade terminológica e subáreas. Portanto, jogos didáticos e atividades lúdicas podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, o jogo “A Memória das Orquídeas” foi confeccionado junto à disciplina “Difundido e popularizando a ciência na UNESP: Interação entre a pós-graduação e o ensino básico - Investigando a vida das plantas”, abordando aspectos estruturais e ambientais em conjunto com características funcionais da família Orchidaceae, visando colaborar com o ensino de termos utilizados em Botânica. A avaliação do jogo foi feita por estudantes de Ciências Biológicas, que responderam a um questionário avaliando sua aplicabilidade, forma de apresentação e utilização de termos botânicos. Os alunos acreditam que jogos lúdicos cumprem esse papel, contribuindo para ampliar o conhecimento sobre esse grupo de plantas, cuja importância é muitas vezes desconhecida. O jogo foi considerado interessante e dinâmico para o entendimento dos conceitos de morfologia e fisiologia, sugerindo sua adoção como estratégia de ensino para conceitos de botânica, de forma estimulante e divertida. 


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