DISTRIBUIÇÃO, MORFOLOGIA E HISTOQUÍMICA DO SISTEMA SECRETOR EM RAÍZES DE PROTIUM HEPTAPHYLLUM (AUBL.) MARCHAND (BURSERACEAE)

Fernanda Helena Palermo, Juan de Nicolai, Diana Pacheco Seixas, Stefany Cristina de Melo Silva, Tatiane Maria Rodrigues

Resumo


Protium heptaphyllum (Aubl.) Marchand (Burseraceae) é conhecida por sua abundante produção de resina com importância ecológica, industrial e farmacêutica. Apesar disso, informações sobre os sítios secretores de resina nessa espécie são escassas e restritas ao eixo aéreo. O objetivo deste estudo foi analisar a distribuição, morfologia e histoquímica do sistema secretor nas raízes de P. heptaphyllum. Amostras de raízes foram processadas segundo técnicas usuais em anatomia e histoquímica vegetal. Idioblastos e canais secretores foram observados na região externa do floema. Os canais secretores apresentaram-se constituídos por um epitélio unisseriado e lume amplo. Os testes histoquímicos detectaram lipídios totais, resinas e polissacarídeos em idioblastos e canais secretores; compostos fenólicos foram marcados apenas nos idioblastos. Nossos resultados indicam a natureza mista da secreção em P. heptaphyllum e sugerem o envolvimento dos idioblastos complementando o papel dos canais secretores na interação da planta com o meio ambiente. 


Texto completo:

PDF


Creative Commons License
HOLOS ENVIRONMENT, Rio Claro, SP, Brasil - - - eISSN (eletrônico): 1519-8634 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons

> > > > >
 




Filiado ao Portal de Periódicos CAPES



Filiada à Associação Brasileira de Editores Científicos a partir de 2010

 

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia