Avaliação de um scanner comercial de lidar com aerossóis para monitoramento da poluição industrial
DOI:
https://doi.org/10.14295/holos.v21i4.12457Palavras-chave:
PMeye, Raymetrics, LiDAR de scaneamento, Matéria particulada, Concentrações absolutas.Resumo
Nos últimos anos, a tecnologia de detecção e alcance da luz (LiDAR) ganhou popularidade em várias aplicações, incluindo a detecção remota de concentrações absolutas de matéria particulada (PM). A Raymetrics PMeye é uma plataforma única que consiste em um laçador de escaneamento de última geração, inovador algoritmos e sensores auxiliares, utilizados para o monitoramento de concentrações de PM em grandes áreas. Usando um novo esquema de inversão para transformar os sinais brutos em concentrações de aerossol. O PMeye é um de seu tipo para monitor de aerossol em áreas urbanas ou/e industriais. Medidas realizadas em uma fábrica de aço em latim América, uma área altamente variável em termos de fontes de emissão, apóia a eficácia do conjunto sistema. Avaliação das medidas contra um contador de PM in situ de dispersão de luz, colocado na emissão principal fontes em várias faixas e direções do lidar, apresentam alta correlação e média muito baixa diferenças relativas.
Referências
FREUDENTHALER, V., LINNE, H., CHAIKOVSKI, A., RABUS, D., AND GROß, S. Earlinet lidar quality assurance tools. Atmos. Meas. Tech. Discuss. [preprint], https://doi.org/10.5194/amt-2017-395, in review, 2018.
TWOMEY, S. Introduction to the mathematics of inversion in remote sensing and indirect measurements. New York : Elsevier Scientific Pub, 1977.