Substituição das relações tabeladas de manning por funções programáveis
DOI:
https://doi.org/10.14295/holos.v22i2.12473Palavras-chave:
Tabela das relações de Manning, Curve Expert, Funções Modeladas.Resumo
Neste trabalho foram modeladas equações pelo programa Curve Expert, para eliminar o trabalhoso processo de interpolações manuais da tabela das relações de Manning e assim acelerar o processo em projetos de obras de infraestrutura urbana para micro drenagem das águas pluviais e recolhimento de esgoto sanitário, ambos por gravidade. Foram modeladas três funções: V/Vp(Q/Qp), para cálculo da velocidade "V", Y/D(Q/Qp) para cálculo da lâmina "Y" e R/D(Q/Qp) para cálculo do raio hidráulico "R", três parâmetros importantes para projetos de infraestrutura, após previamente selecionado o diâmetro do tubo de linha comercial. Foram realizadas verificações numéricas, tendo como parâmetro aferidor a tabela das relações de Manning, foi selecionada a função polinomial de grau 10, que produziu um coeficiente de correlação r²-->1, atestando grande fidelidade aos modelos ajustados, além disso, foram feitas as verificações da acurácia das funções modeladas com o método de MAPE (Mean Absolute Percentual Erro), para mostrar a eficiência que ela proporciona. Os resultados se mostraram eficientes para o aferimento da velocidade (V), lâmina d’água (Y) e raio hidráulico (R) em tubulações de seção circular que operam sob pressão atmosférica, com excelente assertividade numérica. E comprovou-se que as funções encontradas são de real valor para projetistas de infraestrutura urbana.
Referências
ANDRADE, J.B. Fotogrametria. 2. ed. SBEE, 2003. 274 p.
AZEVEDO NETO, M. F. et al. Manual de Hidráulica. 8. ed. São Paulo: Blucher, 1998.
CHAPRA, STEVEN.et al. Métodos numéricos para ingenieros. 5. ed. México: Miembro de la Câmara Nacional de la Industria Editorial Mexicana, 2007
CHEIN, FLÁVIA. Introdução os modelos de regressão linear: um passo inicial para compressão de econometria com uma ferramenta de avaliação políticas públicas. Brasilia: Enap, 2019.
DAVIS, C. V,; SORENSEN, K. E. Handbook of Applied hydraulics. 3. ed. Chicago: McGraw-Hill Book Company, 1969.
FELIX, FRANCISCA E. F. O método dos mínimos quadrados aplicado ao ajuste de curva. Paraíba: Iniciação cientifica hipátia. 2019.
HYAM, DANIEL G. Home. Curve expert. Disponível em: https://www.curveexpert.net/. Acesso em: 14 mar. 2022.
MENEZES FILHO, F. C. M; COSTA, A. R. Sistema de cálculo para o dimensionamento de galerias de águas pluviais: uma abordagem alternativa. Goiás: Revista Eletrônica de Engenharia Civil, 2012.
MIKHAIL, E.; ACKERMAN, F. Observations and least squares. University Press of America, 1976.
MYTTENAERE, ARNAUD, et al. Mean absolute percentage error for regression models, Neurocomputing, 2017. https://doi.org/10.1016/j.neucom.2015.12.114 DOI: https://doi.org/10.1016/j.neucom.2015.12.114
NEVES, RENATO A. O método dos mínimos quadrados: estudo e aplicação para o ensino médio. Dissertação (Mestrado), 2015.
PORTO, RODRIGO M. Hidráulica básica. 4. ed. São Carlos: EESC-USP, 2006.
RÍSPOLI, ÍTALO A. G. et al. Estática básica. 3. ed. rev. Indaiatuba (SP): Gráfica e Editora Vitória, 2017.
STOCK, J. H.; WATSON, M. W. Introduction to econometrics. 3. ed. Addison: Wesley Series in Economics, v. 1. Addison-Wesley, 2010.