O PENSAMENTO AMBIENTAL SISTÊMICO: UMA ANÁLISE DAS PESQUISAS DESENVOLVIDAS PELA ESALQ/USP

Autores

  • Renata Coelho Sartori Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v9i1.3469

Palavras-chave:

Pensamento Ambiental, Paradigmas Científicos, Teses de Livre-docência, Comunicação Científica, ESALQ

Resumo

Durante o século XX sedimentou-se a percepção de que o conhecimento disciplinar fragmentado é incapaz de explicar e resolver a problemática ambiental. A partir disso, surgiu um grande desafio no campo da educação: um amplo e complexo processo de reorientação do conhecimento, das ideologias, dos paradigmas científicos e das práticas de pesquisa. As questões ambientais e sociais abriram o caminho para o pensamento sistêmico e também para métodos interdisciplinares de pesquisa. Este artigo é parte de uma pesquisa que analisou as teses de livre-docência desenvolvidas na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo, Campus Piracicaba, SP (ESALQ/USP) no período de 1998 a 2002, procurando revelar a presença ou não do novo paradigma científico, através da análise das abordagens adotadas em relação às questões ambientais em sua complexidade.

Biografia do Autor

Renata Coelho Sartori, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda do Programa de Ciências Sociais

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Publicado

2009-02-23

Como Citar

Sartori, R. C. (2009). O PENSAMENTO AMBIENTAL SISTÊMICO: UMA ANÁLISE DAS PESQUISAS DESENVOLVIDAS PELA ESALQ/USP. Holos Environment, 9(1), 01–13. https://doi.org/10.14295/holos.v9i1.3469

Edição

Seção

Artigos