O PENSAMENTO AMBIENTAL SISTÊMICO: UMA ANÁLISE DAS PESQUISAS DESENVOLVIDAS PELA ESALQ/USP
DOI:
https://doi.org/10.14295/holos.v9i1.3469Palavras-chave:
Pensamento Ambiental, Paradigmas Científicos, Teses de Livre-docência, Comunicação Científica, ESALQResumo
Durante o século XX sedimentou-se a percepção de que o conhecimento disciplinar fragmentado é incapaz de explicar e resolver a problemática ambiental. A partir disso, surgiu um grande desafio no campo da educação: um amplo e complexo processo de reorientação do conhecimento, das ideologias, dos paradigmas científicos e das práticas de pesquisa. As questões ambientais e sociais abriram o caminho para o pensamento sistêmico e também para métodos interdisciplinares de pesquisa. Este artigo é parte de uma pesquisa que analisou as teses de livre-docência desenvolvidas na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo, Campus Piracicaba, SP (ESALQ/USP) no período de 1998 a 2002, procurando revelar a presença ou não do novo paradigma científico, através da análise das abordagens adotadas em relação às questões ambientais em sua complexidade.Downloads
Publicado
2009-02-23
Como Citar
Sartori, R. C. (2009). O PENSAMENTO AMBIENTAL SISTÊMICO: UMA ANÁLISE DAS PESQUISAS DESENVOLVIDAS PELA ESALQ/USP. Holos Environment, 9(1), 01–13. https://doi.org/10.14295/holos.v9i1.3469
Edição
Seção
Artigos