O PENSAMENTO AMBIENTAL SISTÊMICO: UMA ANÁLISE DAS PESQUISAS DESENVOLVIDAS PELA ESALQ/USP

Autores/as

  • Renata Coelho Sartori Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v9i1.3469

Palabras clave:

Pensamento Ambiental, Paradigmas Científicos, Teses de Livre-docência, Comunicação Científica, ESALQ

Resumen

Durante o século XX sedimentou-se a percepção de que o conhecimento disciplinar fragmentado é incapaz de explicar e resolver a problemática ambiental. A partir disso, surgiu um grande desafio no campo da educação: um amplo e complexo processo de reorientação do conhecimento, das ideologias, dos paradigmas científicos e das práticas de pesquisa. As questões ambientais e sociais abriram o caminho para o pensamento sistêmico e também para métodos interdisciplinares de pesquisa. Este artigo é parte de uma pesquisa que analisou as teses de livre-docência desenvolvidas na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo, Campus Piracicaba, SP (ESALQ/USP) no período de 1998 a 2002, procurando revelar a presença ou não do novo paradigma científico, através da análise das abordagens adotadas em relação às questões ambientais em sua complexidade.

Biografía del autor/a

Renata Coelho Sartori, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda do Programa de Ciências Sociais

Publicado

2009-02-23

Cómo citar

Sartori, R. C. (2009). O PENSAMENTO AMBIENTAL SISTÊMICO: UMA ANÁLISE DAS PESQUISAS DESENVOLVIDAS PELA ESALQ/USP. Holos Environment, 9(1), 01–13. https://doi.org/10.14295/holos.v9i1.3469

Número

Sección

Artigos