CARACTERIZAÇÃO DE COMPOSTOS DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS ORGÂNICOS DE UNIDADES DE RECICLAGEM E COMPOSTAGEM DOS MUNICÍPIOS DE SÃO PAULO E DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Autores

  • Fabio Cesar da Silva Embrapa Informática Agropecuária - Unicamp, Campians-SP
  • Cássio Hamilton Abreu Jr. CENA-USP
  • José Carlos Chitolina EEP/FUNEP
  • Antonio Carlos Basso EEP
  • Keyla Boralli Centro Energia Nuclear na Agricultura - CENA/USP
  • Carolina Façanha Wendel CENA/USP

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v12i2.4642

Palavras-chave:

Compostagem, Legislação sobre Fertilizante Orgânico, Metais Pesados, Política Nacional de Resíduo Sólido

Resumo

A compostagem de resíduos sólidos urbanos é importante para uma gestão ambiental sustentável. Tal prática reduz o volume e a carga de resíduos que são enviados para os aterros sanitários. Objetivou-se, com este estudo, avaliar a qualidade de compostos de resíduos urbanos produzidos nas usinas de reciclagem e compostagem (URC) de São Matheus, Vila Leopoldina e São José dos Campos, SP. Durante nove meses, foram coletadas amostras dos compostos originais oriundos do sistema DANO de pré-tratamento de cada URC. Para se avaliar o grau de maturação e qualidade dos compostos, uma fração das amostras originais foi compostada por mais 150 dias. Foram comparados os teores de carbono orgânico, nutrientes e metais pesados entre compostos originais e maturados. Os compostos produzidos nas URCs São Matheus e Vila Leopoldina apresentavam baixo grau de maturação, ou seja, representavam os respectivos resíduos sólidos urbanos. Contudo, quando estes resíduos foram devidamente compostados, proporcionaram compostos com teores de carbono orgânico (> 150 g kg 1) adequados para o registro como fertilizante orgânico classe C. Todos os compostos apresentaram ampla variabilidade temporal na composição química, com teores mínimos de Ca e Fe adequados para serem declarados como fonte destes nutrientes e o teor de Cr abaixo do limite máximo admitido pela legislação. Não obstante, somente o composto da UCR São José dos Campos, oriundo de coleta seletiva, apresentou teores de Cd, Ni e Pb adequados para classificação como fertilizante orgânico. Concluiu-se que a coleta seletiva dos resíduos sólidos urbanos orgânicos e a compostagem com critérios técnicos são procedimentos essenciais para a obtenção de composto com propriedades adequadas para enquadrá-lo como fertilizante orgânico, agregando valor econômico aos processos, e tornando a gestão dos resíduos sólidos urbanos viável economicamente.

Biografia do Autor

Fabio Cesar da Silva, Embrapa Informática Agropecuária - Unicamp, Campians-SP

E

Cássio Hamilton Abreu Jr., CENA-USP

Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989), mestrado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura) pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professor associado da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo e Adubação, atuando principalmente nos seguintes temas: lodo de esgoto, metais pesados, nitrogênio, fósforo e composto de lixo.

José Carlos Chitolina, EEP/FUNEP

Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade de São Paulo (1977) e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade de São Paulo (1982). Atualmente é professor titular da Faculdade Municipal Prof Franco Montoro e professor da Escola de Engenharia de Piracicaba. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ciência do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas:química analítica, físico-química, solos e resíduos.

Antonio Carlos Basso, EEP

Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de Piracicaba (1982), graduação em Habilitação Plena em Matemática pela União das Faculdades Francanas (1984) e mestrado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura) pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor titular da Escola de Engenharia de Piracicaba.

Keyla Boralli, Centro Energia Nuclear na Agricultura - CENA/USP

Aluno de Iniciação Científica

Carolina Façanha Wendel, CENA/USP

Aluno do Programa de Pós-Graduação em Energia Nuclear na Agricultura

Downloads

Publicado

2012-12-20

Como Citar

Silva, F. C. da, Abreu Jr., C. H., Chitolina, J. C., Basso, A. C., Boralli, K., & Wendel, C. F. (2012). CARACTERIZAÇÃO DE COMPOSTOS DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS ORGÂNICOS DE UNIDADES DE RECICLAGEM E COMPOSTAGEM DOS MUNICÍPIOS DE SÃO PAULO E DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. Holos Environment, 12(2), 225–240. https://doi.org/10.14295/holos.v12i2.4642

Edição

Seção

Artigos