RELAÇÃO ENTRE OS CONDICIONANTES ESTRUTURAIS E SUSCEPTIBILIDADE A OCORRÊNCIA DE CORRIDAS DE MASSA E ESCORREGAMENTOS NOS MUNICÍPIOS DE CARAGUATATUBA E SÃO SEBASTIÂO (SP)

Autores

  • Rodrigo Irineu Cerri UNESP/IGCE
  • César Augusto Gomes Vieira Reis UNESP/IGCE
  • Beatriz Marques Gabelini UNESP/IGCE
  • Ana Maria Carrascosa do Amaral UNESP/IGCE
  • Claudia Vanessa dos Santos Corrêa UNESP/IGCE
  • Rafaela Bressan UNESP/IGCE
  • Leonardo Alberto Sala UNESP/IGCE

Resumo

A área de estudo do presente trabalho localiza-se nos municípios de Caraguatatuba e São Sebastião, litoral norte do Estado de São Paulo, entre as bacias hidrográficas dos rios Santo Antônio e Jequeriquerê. Por estar localizada no domínio da Serra do Mar, com escarpas e desníveis elevados, juntamente com a intensa urbanização das regiões costeiras do país associada aos agentes naturais do meio físico e ao clima tropical, a área de estudo apresenta grande potencial para ocorrência de escorregamentos e corridas de massa. Exemplo disso foi o ocorrido no município de Caraguatatuba (SP) no ano de 1967, onde este foi alvo de um grande número de escorregamentos, o que gerou graves danos à população local. Deste modo, análises voltadas ao reconhecimento e maior compreensão de fenômenos naturais, como escorregamentos e corridas de massa, são de grande importância para que se possa evitar ou minimizar os danos e riscos a partir da previsão da ocorrência de tais fenômenos. Assim, o objetivo do trabalho é realizar uma análise conjunta entre os condicionantes estruturais do terreno e as cicatrizes presentes na área de estudo, identificando relações entre a ocorrência de escorregamentos e corridas de massa, bem como a identificação de áreas susceptíveis a esses processos, e sua correlação com as estruturas geológicas (falhas, juntas e foliações) presentes na área. Para alcançar tal objetivo, serão utilizados mapas geológicos, estruturais e mapas de lineamentos estruturais e traços de juntas, juntamente com a sobreposição de um mapa de cicatrizes de escorregamentos, confeccionado a partir de ortofotos (EMPLASA) com resolução 1:10000, e de densidade de lineamentos e traços de juntas, na escala 1:50000. Os produtos cartográficos serão analisados e interpretados de acordo com a relação entre os eventos supracitados e os condicionantes estruturais.

Downloads

Publicado

2016-12-22

Como Citar

Irineu Cerri, R., Gomes Vieira Reis, C. A., Marques Gabelini, B., Carrascosa do Amaral, A. M., dos Santos Corrêa, C. V., Bressan, R., & Alberto Sala, L. (2016). RELAÇÃO ENTRE OS CONDICIONANTES ESTRUTURAIS E SUSCEPTIBILIDADE A OCORRÊNCIA DE CORRIDAS DE MASSA E ESCORREGAMENTOS NOS MUNICÍPIOS DE CARAGUATATUBA E SÃO SEBASTIÂO (SP). Holos Environment. Recuperado de https://cea-unesp.org.br/holos/article/view/12167

Edição

Seção

IX ENCONTRO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOCIÊNCIAS E MEIO AMBIENTE