ASPECTOS DA ECOLOGIA COMPORTAMENTAL E DA SOCIOLOGIA AMBIENTAL PARA A COMPREENSÃO DA RELAÇÃO SER HUMANO & NATUREZA

Autores

  • Zysman Neiman Universidade Federal de São Carlos, SP

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v9i2.994

Palavras-chave:

Etologia, Ecoturismo, Sociologia, Homem e Natureza, Evolução Humana

Resumo

O comportamento animal é construído socialmente. De acordo com a cultura, a expressão do comportamento se modifica independentemente da espécie e sua evolução. A cultura tem desempenhado papel relevante na evolução de qualquer animal. Este ensaio acredita que o ser humano é produto do processo evolutivo e de um contexto cultural historicamente estabelecido, considerando a possibilidade da existência de certos comportamentos adaptativos, que os motivam ao relacionamento social e ao contato com os elementos naturais. A cultura tem seu papel, mas há motivações que independem e a complementam e que estão impedidas de se manifestar no mundo atual. Este artigo analisa a importância dos aspectos socioculturais na evolução dos primatas, contribuindo para o entendimento da antropologia e a sociobiologia.

Biografia do Autor

Zysman Neiman, Universidade Federal de São Carlos, SP

Doutor em Psicologia (tese em Educação Ambiental), teve passagem pelo Programa de Doutorado em Ciência Ambiental, é Mestre em Psicologia Experimental e Bacharel em Ciências Biológicas – todos pela USP. Professor da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, autor de vários livros sobre meio ambiente, entre os quais se destacam: Era Verde? Ecossistemas Brasileiros Ameaçados (ed. Saraiva/Atual); Ecoturismo no Brasil (ed. Manole); Meio Ambiente, Educação Ambiental e Ecoturismo (ed. Manole); Educação Ambiental e Conservação da Biodiversidade (ed.Manole); Pelas Trilhas do Ecoturismo (ed. RiMa) e À Sombra das Árvores: transdisciplinaridade e Educação Ambiental em atividades extra-classe (ed. Chronos). Coordena, desde 1987, trabalhos de Educação Ambiental, além de ter sido o redator do Tema Transversal “Meio Ambiente” dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental do MEC. Ministrou inúmeros cursos e palestras sobre a temática ambiental em diversos Estados do Brasil. Foi fundador de várias ONGs, entre elas o Instituto Physis- Cultura & Ambiente do qual, atualmente é Diretor Presidente.

Downloads

Publicado

2009-07-27

Como Citar

Neiman, Z. (2009). ASPECTOS DA ECOLOGIA COMPORTAMENTAL E DA SOCIOLOGIA AMBIENTAL PARA A COMPREENSÃO DA RELAÇÃO SER HUMANO & NATUREZA. Holos Environment, 9(2), 316–335. https://doi.org/10.14295/holos.v9i2.994

Edição

Seção

Artigos