DETERMINAÇÃO DE AMÔNIA, NITRITO E NITRATO EM SOLO DE ÁREA OCUPADA POR ATERRO SANITÁRIO

Autores

  • Pedro Daniel da Cunha Kemerich Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/CESNORS
  • Bruno Acosta Flores Universidade Federal de Santa Maria
  • Carlos Eduardo Balestrin Flores Universidade Federal de Santa Maria
  • Rafael Borth da Silveira Universidade Federal de Santa Maria
  • Jacson Rodrigues França Universidade Federal de Santa Maria
  • Willian Fernando de Borba Universidade Federal de Santa Maria
  • Ademir Eloi Gerhardt Universidade Federal de Santa Maria
  • Guilherme Barros Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v14i1.7540

Palavras-chave:

Contaminação, Compostos Nitrogenados, Resíduos Sólidos

Resumo

Com o aumento da população mundial e da industrialização, surge, cada vez mais, a necessidade de se dar destino correto aos resíduos produzidos pelo ser humano. Os aterros sanitários fazem um contraponto à antiga forma de disposição dos resíduos sólidos, conhecidos como lixões. As legislações atuais buscam, cada vez mais, realizar a gestão dos resíduos, visando à conservação do meio ambiente. Com base nisso, o presente estudo tem por objetivo analisar as variações encontradas nas concentrações dos compostos nitrogenados nitrito (NO2-), nitrato (NO3-) e amônia (NH3-), em solo de área ocupada por aterro sanitário. As amostras de solo foram coletadas através de tradagem manual em 10 pontos de amostragem, nas profundidades de 0 a 300 cm. O nitrito apresentou concentração média de 0,004 ± 0,004 mg g-1, para o nitrato a média foi de 0,129 ± 0,074 mg g-1 e para amônia a média foi de 0,217 ± 0,142 mg g-1. Pela análise estatística obteve-se correlação inversa entre os parâmetros profundidade e amônia, o mesmo ocorreu entre amônia com nitrito e nitratos. Os resultados mostram que nem sempre as maiores concentrações dos compostos nitrogenados se encontram em pontos de maior recepção das águas oriundas do escoamento superficial, sendo que apenas para nitrato, a maior concentração foi encontrada em uma das cotas mais baixas do terreno.

Biografia do Autor

Pedro Daniel da Cunha Kemerich, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/CESNORS

Possui graduação em Engenharia Ambiental pelo Centro Universitário Franciscano -UNIFRA (2005). Possui mestrado pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (2008), Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA (2009) e é Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Engenharia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão ambiental, avaliação de impactos ambientais, planejamento ambiental, água subterrânea, qualidade da água, saneamento ambiental, reúso de água, aproveitamento de água da chuva, indicadores de sustentabilidade ambiental, análise de vulnerabilidade à contaminação. Atuou como Professor do Centro Universitário Franciscano - UNIFRA em cursos de Graduação e Pós-Graduação, onde também foi coordenador de estágios e membro do colegiado do curso de Engenharia Ambiental, foi membro do colegiado do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria/CESNORS, atualmente é Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria/CESNORS, também foi Consultor Ambiental e Perito Ambiental tendo atuado em diversos municípios.

Bruno Acosta Flores, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmico do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria

Carlos Eduardo Balestrin Flores, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmico do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria

Rafael Borth da Silveira, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmico do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria

Jacson Rodrigues França, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmico do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria

Willian Fernando de Borba, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmico do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria

Ademir Eloi Gerhardt, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmico do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria

Guilherme Barros, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmico do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria

Downloads

Publicado

2014-06-18

Como Citar

da Cunha Kemerich, P. D., Acosta Flores, B., Balestrin Flores, C. E., Borth da Silveira, R., Rodrigues França, J., de Borba, W. F., Gerhardt, A. E., & Barros, G. (2014). DETERMINAÇÃO DE AMÔNIA, NITRITO E NITRATO EM SOLO DE ÁREA OCUPADA POR ATERRO SANITÁRIO. Holos Environment, 14(1), 73–86. https://doi.org/10.14295/holos.v14i1.7540

Edição

Seção

Artigos