Avaliação da composição e da lixiviação de prata de películas radiográficas de uso odontológico

Autores

  • Wilson Costa Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Alana Deduck Cicilinski Universidades Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • André Vitor Chaves Andrade Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v20i3.12383

Palavras-chave:

Prata. Radiografia. Tessier.

Resumo

Na busca de diagnóstico ou no acompanhamemto de determinados procedimentos na área odontológica é comum o uso de radiografias, cujas películas são produzidas através da adição de um sal de prata numa gelatina depositada sobre uma lâmina de poliéster. O objetivo deste trabaho foi de avaliar a composição de películas radiográficas de uso odontológico (periapicais) através de difração de raios X (DRX), microscopia eletrônica de varredura de efeito de campo (FEG) e espectroscopia de energia dispersiva de raios X (EDS) e, determinar a concentração de prata via espectroscopia de absorção atômica nos extratos obtidos através da utilização método de Tessier. Através do EDS, verificou-se a presença de diversos elementos, sendo prata o mais abundante quando a película é submetida aos processos de revelação e fixação. Pela difração de raios X, detectou-se prata metálica nas películas reveladas e fixadas e, nos extratos obtidos através da utilização do método de Tessier, encontrou-se prata em concentrações acima daquelas permitidas em efluentes de acordo com a resolução CONAMA 430/11.

Biografia do Autor

Wilson Costa, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professor associado C do Departamento de Química da Universidade Estadual de Ponta Grossa, com Doutorado em Química Analítica pelo Instituto de Química - UNESP, Araraquara. Atualmente, faço pesquisa na área de Química Ambiental.

Alana Deduck Cicilinski, Universidades Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Graduação - Bacharelado  em Química Tecnológica (UEPG)

Metrado em Química Aplicada (UEPG)

Doutoranda em Química (UFPR)

André Vitor Chaves Andrade, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Graduação - Ciências - habilitação - Química (UEPG)

Mestrado e Doutorado - Insituto de Química de Araraquara (UNESP)

Downloads

Publicado

2020-07-08

Como Citar

Costa, W., Cicilinski, A. D., & Andrade, A. V. C. (2020). Avaliação da composição e da lixiviação de prata de películas radiográficas de uso odontológico. Holos Environment, 20(3), 380–391. https://doi.org/10.14295/holos.v20i3.12383

Edição

Seção

Artigos