Recarga de águas subterrâneas em aquíferos freáticos, um estudo de caso: modelagem da zona não saturada e de taxas de recarga do Aquífero Rio Claro usando Hydrus-1D

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v21i3.12455

Palavras-chave:

Recarga subterrânea. Aquífero livre. Modelagem numérica. Mudança global. UNESP Rio Claro.

Resumo

O processo hidrológico no qual a água infiltra a partir da superfície do solo até o topo da zona saturada de um aquífero é chamado de recarga subterrânea. Um melhor entendimento desse processo é uma das chaves para um gerenciamento adequado de um sistema aquífero, especialmente em locais onde o suprimento de água depende somente das águas subterrâneas. Este estudo apresenta a aplicabilidade de um modelo matemático unidimensional no HYDRUS-1D para simular a zona não saturada do Aquífero Rio Claro, região sudeste do Brasil, com o intuito de interpretar o comportamento da recarga subterrânea através do tempo e sob diferentes regimes de chuva. A partir das simulações, foi avaliada a influência de diferentes taxas de precipitação, assim como o efeito de diferentes usos do solo nas zonas de recarga. Os resultados permitiram observar a variação de propriedades distintas do perfil de solo, como as mudanças espaço-temporais na condutividade hidráulica e no teor de umidade do solo em diferentes horizontes e profundidades devido às dinâmicas de fluxo e precipitação. Ademais, o tempo médio de infiltração da água da superfície do solo até o topo da zona saturada foi estimado entre 85 e 90 dias. A razão precipitação/recarga permaneceu em intervalos de 20% a 30%, apresentando os maiores valores nos períodos de maior precipitação. Da mesma forma, as mudanças no uso do solo, como o aumento das áreas pavimentadas, levaram as taxas de recarga a praticamente zero, enfatizando a importância das áreas não-pavimentadas para os processos de recarga natural dos aquíferos.

Biografia do Autor

Guilherme E. H. Nogueira, UFZ - Helmholtz Centre for Environmental Research, Alemanha

Geólogo formado pela UNESP (Rio Claro) no ano de 2015, com ênfase em hidrogeologia.


Mestrado em Ciências Hidráulicas e Engenharia Hídrica pelo IHE-Delft, instituto da UNESCO (Delft), 2017, com ênfase em mudanças globais/climáticas e adaptações.

 

Doutorando pelo programa ENIGMA-ITN no instituto de pesquisa UFZ (Leipzig) com foco em dinâmicas de fluxo e reatividade resultante em zonas riparianas.

Downloads

Publicado

2022-01-28

Como Citar

Nogueira, G. E. H., & Gonçalves, R. D. (2022). Recarga de águas subterrâneas em aquíferos freáticos, um estudo de caso: modelagem da zona não saturada e de taxas de recarga do Aquífero Rio Claro usando Hydrus-1D. Holos Environment, 21(3), 402–422. https://doi.org/10.14295/holos.v21i3.12455

Edição

Seção

Artigos