TECNOLOGIA DE BAIXO CUSTO PARA CARACTERIZAÇÃO DE ÁREAS DESTINADAS À DISPOSIÇÃO DE RESÍDUO SÓLIDO URBANO EM PEQUENOS MUNICÍPIOS.

Autores

  • José Augusto de Lollo UNESP
  • Dib Gebara Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira – UNESP

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v1i2.1622

Palavras-chave:

Resíduo Sólido Urbano, Aterro Sanitário, Disposição de Lixo, Lixo.

Resumo

As exigências de ordem técnica, social e legal relacionadas à seleção de locais apropriados à disposição de resíduo sólido urbano tem tornado a seleção destas áreas extremamente difícil especialmente em pequenos municípios brasileiros, uma vez que tais localidades não dispõem dos recursos apropriados para o bom desenvolvimentos desta atividade. Apesar da existência da legislação e material informativo com recomendações técnicas sobre o assunto as prefeituras brasileiras, especialmente em pequenos municípios, não possuem os recursos técnicos, financeiros e de pessoal necessários para executar este trabalho. Em função destas dificuldades é comum que a administração urbana defina locais para disposição de resíduos sólidos sem qualquer critério técnico criando condições de sérios riscos ambientais. Em situações como esta, os técnicos chamados a analisar as propostas de ocupação destas áreas têm a necessidade de definir, sem as informações técnicas necessárias, critérios de uso e soluções tecnológicas para ocupação destas áreas. O presente artigo descreve as características deste problema e sugere uma metodologia de avaliação de áreas destinadas a esta finalidade, acompanhada do estudo de caso de dois municípios. A proposta envolve avaliação das condições do subsolo através de técnicas simples e baratas de investigação para que se obtenha o conjunto de informações necessárias. Os dois estudos de caso apresentados mostram que a técnica proposta é viável e provê os interessados de estudos que permitem a adoção de métodos construtivos e técnicas de disposição dos resíduos.

Biografia do Autor

José Augusto de Lollo, UNESP

Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira – UNESP

Dib Gebara, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira – UNESP

Departamento de Engenharia Civil

Downloads

Publicado

2001-01-10

Como Citar

Lollo, J. A. de, & Gebara, D. (2001). TECNOLOGIA DE BAIXO CUSTO PARA CARACTERIZAÇÃO DE ÁREAS DESTINADAS À DISPOSIÇÃO DE RESÍDUO SÓLIDO URBANO EM PEQUENOS MUNICÍPIOS. Holos Environment, 1(2), 127–140. https://doi.org/10.14295/holos.v1i2.1622

Edição

Seção

Artigos