CONDICIONANTES DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO LITORAL NORTE PAULISTA – O EXEMPLO DA BACIA DO CÓRREGO DA LAGOINHA – UBATUBA – SP, BRASIL.

Autores

  • Enéas Salati Filho Centro de Estudos Ambientais (CEA), Universidade Estadual Paulista – Campus de Rio Claro/SP.
  • Luis Roberto Cottas Centro de Estudos Ambientais (CEA), Universidade Estadual Paulista – Campus de Rio Claro-SP

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v3i1.1200

Palavras-chave:

Turismo. Urbanização. Balneabilidade e águas costeiras.

Resumo

O Litoral Norte do Estado de São Paulo tem uma vocação natural para atividades relacionadas ao turismo, especialmente sob o prisma da utilização dos recursos naturais das praias e águas costeiras. As análises sistemáticas realizadas pela CETESB sobre a qualidade das águas costeiras evidenciam degradação, especialmente pela contaminação com esgoto doméstico. O trabalho realizado procura identificar as condicionantes para o desenvolvimento sustentável baseado no turismo para uma área representativa tomada como modelo. A área escolhida foi a Bacia Hidrográfica do Córrego da Lagoinha, localizada no Município de Ubatuba. Esta escolha foi decorrente de suas características físicas e antrópicas típicas da região. Foram organizadas cartas temáticas básicas e cartas integradas na escala de 1:10.000, caracterizadas a atual situação deste geossistema, a legislação municipal estudos da correlação dessa área no contexto regional. Para interpretar os dados foram utilizados métodos de listagens, matrizes e análise espacial. Foram identificados como fatores condicionantes, as formações geológicas, os recursos hídricos, a legislação, o sistema viário, a variação relativa do nível médio do mar e a tendência atual do processo de urbanização. São feitas sugestões para mitigar os efeitos das ações antrópicas sobre a qualidade ambiental que comprometem o turismo daquela região.

Downloads

Publicado

2003-05-09

Como Citar

Salati Filho, E., & Cottas, L. R. (2003). CONDICIONANTES DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO LITORAL NORTE PAULISTA – O EXEMPLO DA BACIA DO CÓRREGO DA LAGOINHA – UBATUBA – SP, BRASIL. Holos Environment, 3(1), 15–32. https://doi.org/10.14295/holos.v3i1.1200

Edição

Seção

Artigos