CHAVE DE IDENTIFICAÇÃO: JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO EM BOTÂNICA – SISTEMÁTICA

Authors

  • Diana Pacheco Seixas Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Katiane Reis Mendes Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Luísa Maria de Paula Alves Bezerra Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Ana Paula Fortuna-Perez Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Gisela Ferreira Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Camila Kismmann Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Carmen Silvia Fernandes Boaro Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Abstract

Os jogos didáticos são importantes para o processo de ensino-aprendizagem, pois incentiva a imaginação, criatividade, aprendizagem de conteúdos escolares e o desenvolvimento cognitivo de alunos. Com base nesses incentivos, foi realizada a confecção do jogo didático intitulado “Identifique-me!”, que consiste em uma chave de identificação simples, abordando o conteúdo de Sistemática/Botânica. O jogo, elaborado junto à disciplina “Difundindo e Popularizando a Ciência na UNESP: interação entre pós-graduação e ensino básico”, foi testado com alunos de graduação. A avaliação da qualidade de aprendizagem do jogo elaborado se deu através de um questionário respondido pelos próprios alunos. Neste, os alunos destacaram a importância dos jogos didáticos e aprovaram o jogo “Identifique-me!”. Assim, o presente estudo demonstrou que os jogos didáticos se apresentam como uma ferramenta importante para o processo de ensino-aprendizagem, sendo o jogo “Identifique-me!” considerado importante para consolidar conceitos em identificação vegetal, estimulando o aprendizado de maneira divertida. 

Published

2017-08-30

How to Cite

Pacheco Seixas, D., Reis Mendes, K., Maria de Paula Alves Bezerra, L., Paula Fortuna-Perez, A., Ferreira, G., Kismmann, C., & Silvia Fernandes Boaro, C. (2017). CHAVE DE IDENTIFICAÇÃO: JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO EM BOTÂNICA – SISTEMÁTICA. Holos Environment, 17(1). Retrieved from https://cea-unesp.org.br/holos/article/view/12234

Issue

Section

SIMPÓSIO DE BIOLOGIA VEGETAL 2017