ATIVIDADE FITOTÓXICA DE EXTRATOS FOLIARES DE PIPTOCARPHA ROTUNDIFOLIA (LESS.) – BAKER (CANDEIA), ORIUNDOS DE EXTRAÇÃO ELUOTRÓPICA.

Autores

  • Raíssa Barcha Accarini Universidade Federal de São Carlos
  • Sonia Cristina Juliano Gualtieri Universidade Federal de São Carlos

Resumo

O potencial fitotóxico das Asteráceas são comumente citados na literatura, porém não há informações sobre a fitotoxicidade de P. rotundifolia. Assim, este estudo avaliou a fitotoxicidade de extratos de P. rotundifolia em bioensaios de crescimento de coleóptilos de trigo (Triticum aestivum L.) e em bioensaios de crescimento de células do metaxilema de raízes de gergelim (Sesamum indicum L.). O método de extração utilizou cinco solventes em ordem eluotrópica: hexano, diclorometano, acetato de etila, acetona e metanol. Todos extratos mostraram atividade inibitória em coleóptilo de trigo. Análises em células do metaxilema de plântulas de gergelim mostraram alterações a nível celular de um modo dose-dependente para extratos acetônicos. Com base nos resultados, conclui-se que os extratos e as frações possuem atividade fitotóxica. 

Downloads

Publicado

2017-08-30

Como Citar

Barcha Accarini, R., & Cristina Juliano Gualtieri, S. (2017). ATIVIDADE FITOTÓXICA DE EXTRATOS FOLIARES DE PIPTOCARPHA ROTUNDIFOLIA (LESS.) – BAKER (CANDEIA), ORIUNDOS DE EXTRAÇÃO ELUOTRÓPICA. Holos Environment, 17(1). Recuperado de https://cea-unesp.org.br/holos/article/view/12244

Edição

Seção

SIMPÓSIO DE BIOLOGIA VEGETAL 2017