O problema dos cemitérios brasileiros e o meio ambiente – estudo de casos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v19i4.12341

Palavras-chave:

Cemitério. Necrochorume. Recursos Naturais. Poluição Ambiental. Impactos Ambientais.

Resumo

Os Cemitérios no Brasil são considerados pela legislação vigente como atividades sujeitas a licenciamento ambiental. Esta condição é baseada na interação em que os cemitérios têm com os recursos naturais. Os principais tipos de cemitérios são os tradicionais horizontais e parques ou jardins e, mais recentemente, os verticais. Autores retratam a realidade socioambiental dos cemitérios tradicionais com base em estudos técnicos realizados em diferentes estados. Este trabalho tem como objetivo analisar estudos de caso e sintetizar as principais informações, como métodos aplicados, resultados obtidos e conclusões. A maioria dos estudos analisados identificou graus de contaminação da água e do solo, colocando em risco a saúde dos seres vivos. As principais metodologias e resultados avaliados foram destacados e recomendações técnicas e legais, como a regularização ambiental de cemitérios brasileiros através do licenciamento ambiental, foram apontadas como a conclusão deste trabalho. Por fim, foi realizado um diagnóstico sobre o problema dos cemitérios brasileiros em relação ao meio ambiente.

Biografia do Autor

Flávia Cauduro, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Engenheira Civil, Mestra e Doutoranda em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente dos cursos de Engenharia Civil e Ambiental e Santária da Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Christiane Ribeiro Müller, UNESC

Engenheira de Minas, mestra e doutoranda em Engenharia de Minas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Guilherme da Silva Ricardo, UDESC

Engenheiro Ambiental e Mestre em Recursos Hídricos pela Universidade Estadual de Santa Catarina

Downloads

Publicado

2019-12-06

Como Citar

Cauduro, F., Müller, C. R., & Ricardo, G. da S. (2019). O problema dos cemitérios brasileiros e o meio ambiente – estudo de casos. Holos Environment, 19(4), 515–527. https://doi.org/10.14295/holos.v19i4.12341

Edição

Seção

Artigos