Determinação de metais pesados (Fe, Mn, Cd, Cu, Co, Cr, Ni, Zn e Pb), matéria orgânica e carbono orgânico no sedimento de áreas de manguezal NO Município de Vigia De Nazaré, NE –PA

Autores

  • Anny Marysol Souza Cavalcante Universidade Federal do Pará
  • Raimundo Nonato do Espiríto Santo dos Santos Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v21i1.12416

Palavras-chave:

Amazônia. Metais. Sedimento. Absorção atômica com atomização por chama.

Resumo

A contaminação e avaliação de metais no sedimento de ecossistemas aquáticos é um importante registrador da poluição ambiental ocorrida em locais próximos a áreas urbanas. Desse modo, o estudo investiga caracterizar e quantificar os teores de metais pesados (Fe, Mn, Cd, Cu, Co, Cr, Ni, Zn e Pb), no sedimento de fundo no Furo da Laura, município de Vigia de Nazaré (PA). A área é considerada de grande importância para o complexo hidrográfico, por ser um estuário que recebe contribuição da Baía do Marajó. Foram coletadas nove amostras de sedimento que foram peneiradas na fração argila <63 μm. Foi realizado a pesagem de massa de 0,5g de cada ponto, para ser submetida a digestão ácida. As determinações dos metais foram realizadas por espectrometria de absorção atômica com atomização por chama, extração parcial. As determinações de matéria orgânica e carbono orgânico se utilizaram como referência o método de Walkley-Black. Apenas os resultados pra Pb (P3, P4 e P7) e Ni apresentaram valores acima do limite tolerável estipulado pelo CONAMA 454/12 Nível 1, sugerindo a contribuição antropogênica, cujas prováveis fontes de lançamentos são os efluentes domésticos e industriais do município, e também, as atividades de transporte fluvial, vazamento de combustíveis, óleos e materiais graxos. Recomenda-se que a área seja monitorada para que se possa acompanhar o comportamento desses metais, que apresentaram teores anômalos.

Biografia do Autor

Anny Marysol Souza Cavalcante, Universidade Federal do Pará

Engenheira de Pesca formada pela Universidade Federal Rural da Amazônia, e Mestre em Recursos Hídricos pela Universidade Federal do Pará.

Raimundo Nonato do Espiríto Santo dos Santos, Universidade Federal do Pará

Geólogo formado pela Universidade Federal do Pará, especialização em Geologia Ambiental, pelo Programa de Formação interdisciplinar em Meio Ambiente (PROFIMA) do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da Universidade Federal do Pará UFPA (1995), mestrado Interunidades (IEE/EP/FEA/IF- USP) em Energia pela Universidade de São Paulo em 1998. Doutorado em Geologia (Hidrogeologia e Recursos Minerais)

Downloads

Publicado

2021-01-24

Como Citar

Cavalcante, A. M. S., & Santos, R. N. do E. S. dos. (2021). Determinação de metais pesados (Fe, Mn, Cd, Cu, Co, Cr, Ni, Zn e Pb), matéria orgânica e carbono orgânico no sedimento de áreas de manguezal NO Município de Vigia De Nazaré, NE –PA. Holos Environment, 21(1), 105–123. https://doi.org/10.14295/holos.v21i1.12416

Edição

Seção

Artigos