A HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: “O AQUECIMENTO GLOBAL”
DOI:
https://doi.org/10.14295/holos.v12i1.3827Palabras clave:
Educação ambiental. História em quadrinhos. Aquecimento global. Ambiente. Sustentabilidade.Resumen
Com a constatação de que a influência das ações antrópicas tem ocasionado consequências nocivas ao ambiente, iniciou-se uma série de compromissos mundiais, intergovernamentais e interinstitucionais, a fim de minimizar esses impactos ambientais. Uma das propostas estabelecidas nesses compromissos refere-se à educação ambiental, já que esta permite que o indivíduo e a coletividade se conscientizem e construam valores sociais, conhecimentos, atitudes e mudanças de hábitos, visando interagir de forma sustentável com o ambiente. Nesta perspectiva, este estudo focado em jovens do Ensino Médio teve como objetivos verificar os hábitos de leitura e os gêneros preferidos, bem como a presença ou ausência de conceitos, além de analisar os erros conceituais cometidos pelos mesmos, relativos à temática do “aquecimento global”. A partir destas observações, pretendeu-se produzir uma história em quadrinhos referente ao tema “aquecimento global”, focalizando os processos e técnicas relativas à mitigação de seus impactos, propondo, desta forma, oferecer um recurso didático-pedagógico lúdico, atrativo e divertido, podendo tornar-se uma ferramenta eficiente para o processo de educação ambiental, na expectativa de que este venha influenciar de forma positiva a leitura e a aprendizagem desses indivíduos.Descargas
Publicado
2012-06-21
Cómo citar
Almeida, W. R. A. de, Moreno, V. de S., Tauk-Tornisielo, S. M., & Júnior, N. L. S. (2012). A HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: “O AQUECIMENTO GLOBAL”. Holos Environment, 12(1), 107–120. https://doi.org/10.14295/holos.v12i1.3827
Número
Sección
Artigos